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Você está pronto pra fazer marketing pro filho do Will Smith?

Ele namora uma menina, se veste usando roupas masculinas e femininas, anda por ai com um galão de água porque quer ser saudável e foi garoto propaganda da última coleção da Chanel usando vestidos


11 de março de 2016 - 15h39

Meu SXSW este ano começou em grande estilo, com palestra da Jaclyn Suzuki – uma estrategista de um estudio de design chamado Ziba.

Ela fez um painel incrível sobre a Geração Z – aquela que veio depois dos millenials, e que nos EUA engloba pessoas com idade entre 5 e 12 anos.

Depois de fazer um apanhado sobre as grandes características desta geração – que é a mais diversa etnicamente desde a geração X, vem de estruturas familiares nada tradicionais e não se define por seu gênero nem suas carreiras, ela falou do que pareceu ser o atributo principal deles: a fluidez com que enxergam e transitam pelo mundo – e suas implicações pras marcas, que são 5:

– Trate seu produto como um ingrediente: a Geração Z rejeita branding ostensivo. Então, seja mais discreto ao mostrar seu logotipo. Eles querem se identificar com sua marca, mas não querem se definir por ela.

– Conceba e embale seus serviços como uma religião: faça os consumidores sentirem-se num rito de passagem quando começam a usá-los, e fale de seus valores com a mesma motivação e intensidade de um líder religioso

– Pense no seu negócio / marca como uma plataforma, um “enabler”: use de fato a sabedoria e a mão de obra das massas e seja transparente ao acompanhar seu progresso e resultados

– Trate tecnologia como uma tatuagem: ela serve pra melhorar as pessoas, pra aumentá-las (como já haviam previsto Amber Case e Ray Kurzweil no meu primeiro SXSW, em 2012).

– Estilo fluido: como a fluidez definitivamente direciona o olhar deste segmento, eles não se definem com uma só identidade. Pense no Jaden Smith, (filho do Will e da Jada Pinkett): ele namora uma menina, se veste usando roupas masculinas e femininas, anda por aí com um galão de água porque quer ser saudável e foi garoto propaganda da última coleção da Chanel usando vários vestidos.

Em 2025, este vai ser o novo normal. Jaclyn nos perguntou, ao final da palestra: vcs estao prontos? E euzinha aqui pensei: temos muito o que aprender.

Juliana Janot Vilhena Nascimento é diretora de atendimento da AlmapBBDO

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