Publicidade

Showrunners garantem identidade de Game of Thrones

Para uma série filmada simultaneamente na Irlanda, Espanha, Croácia e Canadá é fundamental ter alguém que não deixe a história perder o rumo


13 de março de 2017 - 14h46

Game of Thrones

O principal desafio de filmar projetos grandiosos é manter a mesma identidade em todos suas pontas. Para isso, produções do porte de Game of Thrones, que tem tantas frentes abertas e tantos profissionais envolvidos na filmagem, precisam de um perfil profissional que tem se tornando essencial no entretenimento e até na publicidade: o showrunner.

David Benioff é roteirista e D.B. Weiss é redator – ambos ocupantes do cargo de showrunner na série da HBO. Eles falaram ao público no SXSW sobre os desafios que enfrentam na produção, com medição bastante divertida das atrizes Maisie Williams (a Arya Stark da série) e Sophie Turner (a Sansa Stark).

O showrunner, explicaram, precisa de dedicação de 24 por dia e sete dias da semana, o famoso 24/7. É muito difícil se envolverem em outros projetos simultâneos, dada a carga necessária para deixar a história na linha.

Game of Thrones1

No caso de Game of Thrones, as filmagens são simultâneas na Irlanda, Espanha, Croácia, Canadá e outros países. Além disso, o elenco é gigantesco, o que mostra a importância de ter pessoas que mantenham a identidade da produção.

Claro que Benioff e Weiss não poderiam entrar no palco sem contar algumas curiosidades do “por trás das câmeras”. Eles revelaram que muitas das mortes de personagem exigiram investimentos pesadíssimos em pós-produção. Também contaram histórias engraçadas, como a de uma enorme estrutura de fundo verde que caiu durante a filmagem de uma cena; e a de uma diária em que a gravação seguiu sendo feita, mesmo diante de um tornado que estava rolando.

No final das contas, as pessoas não estavam ali para escutar explicações técnicas sobre como filmar melhor. Ouvimos pessoas mostrando como são os autores e produtores executivos das grandes produções na vida real. Essa divisão de experiências ajudou a explicar porque o trabalho deles é tão forte e expressivo.

Outro destaque do dia foi Lee Daniels renomado diretor negro que já foi sem-teto. Ele falou sobre sua vida, suas origens e dificuldades que enfrentou antes de estar ali. De novo: não ouvimos o renomado diretor fazer um speech tutorial explicando técnicas ou dando dicas de como filmar melhor ou como tem suas ideias criativas.

Assim como no caso dos showrunners de Game of Thrones, ele trouxe o que queríamos: uma pessoa dividindo sua incrível experiência de vida, o que por si só já explica porque esses trabalhos são tão fantásticos e reconhecidos internacionalmente.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

Patrocínio