Publicidade

SXSW 2018: esquentando os tamborins

Será um ano diferente, já que os 2 primeiros me deram a experiência de como organizar o que vou assistir


28 de fevereiro de 2018 - 14h47

A expectativa é alta para este SXSW, pois depois de 3 edições sem participar (apenas acompanhando pela “Uébiii”) este será o retorno para a minha terceira participação deste caos e sensação constante de FOMO (fear of missing out).

Será um ano diferente, já que os 2 primeiros me deram a experiência de como organizar o que vou assistir agrupado por locais, escolher 2 ou 3 conteúdos no mesmo horário como plano B, separar alguns períodos para viver a cidade e suas ativações e por último aproveitar os jantares e happy hours para compartilhar o que viu e aprender com a experiência dos outros, conseguindo cobrir ainda mais o que você não pode acompanhar.

Este ano novamente preferi ficar em uma casa pelo Airbnb com colegas de agências e outras indústrias e isto também torna o SXSW mais proveitoso e muito mais rico. Em 2014 eu fiquei em uma casa com colegas empreendedores e do ecossistema de startups de BH que naquela época estavam participando da “Casa Brazil”, e esta convivência deixou o SXSW único, por isso eu indico sempre pra quem pensa em ir ao evento ter este tipo de experiência.

Mas voltando ao objetivo de 2018, minha “agenda” está 70% preenchida com as tracks de VR, AR e Inteligência Artificial (ou a track de Intelligent Future). O restante vai para SXSW Gaming e outros interesses secundários. Esqueci de mencionar, mas este ano vou participar do festival todo (MUSIC, FILM, GAMING e INTERACTIVE), o que significa mais uma pimenta para o FOMO e ferrar com a organização prévia que fiz.

Abaixo vou relacionar algumas das sessões que estão na minha agenda e que acho interessante mencionar.

Track: VR, AR, MR…
(e outros nomes que surgirem, já ouvi Extended e outro mais)

Só para se ter uma idéia, este é o terceiro ano em que o SXSW tem uma track dedicada para VR/AR. Estamos falando em aproximadamente 60 eventos (sessão, painel, ativação, etc) relacionados com Virtual, Augmented e Mixed Reality ocorrendo entre os dia 13 – 15 de Março no JW Marriott. Quando falamos de VR, vale a pena para quem não conhece nada dar uma olhada no TED de 2015 do Chris Milk que chama o VR de “a máquina de empatia”, com duração de só 10 minutinhos.

 

E para AR vale se aprofundar nas sessões e ver que ele vai muito além do que o Pokemon GO popularizou, ou as Lentes do Snapchat, ou o Camera Effects do Instagram e Facebook fazem com o nosso selfie. Há um caminho grande e poderoso com esta tecnologia que já existe desde 2008 em um dos primeiros celulares da NOKIA que possuía câmera traseira.

Algumas da minha seleção:
Making it Real: Tangible Worlds of Storytelling

Bringing VR/AR to People Through Immersive News

Extended Realities: The End of Distance

Augmented Minds — VR that Pushes Perceptual Limits

AR Update 2018: Evolution or Revolution?

E algumas outras que espero assistir ou descobrir por lá.

Track: Intelligent Future

Nesta track, o festival quer explorar um pouco o mundo de Inteligência Artificial, onde IA e suas sub áreas (machine learning, deep learning, NLP, etc) podem criar novas possibilidades para Smart Cities, IoT e permeiar a nossa vida como um todo.

Para quem acha “cabeçudo” o tema Inteligência Artificial ou outro que o mercado tem falado muito,  “Machine Learning”, é legal dar uma olhada nos 2 vídeos abaixo da Udacity que mostram um pouco de como o computador aprende e entende um padrão. De forma muito resumida, o vídeo vai te mostrar que podemos aprender através de exemplos, e quanto mais e mais exemplos tivermos o nosso aprendizado e acuracidade serão melhores, é assim que nós seres humanos aprendemos e também é assim como um computador e sua rede neural aprendem.

Introdução ao Machine Learning:

E a resposta ao problema:

Paineis sobre IA:
A Better Future: Making Technology Adapt to Us

Exploring Innovations in AI

Designing the Next Wave of Natural Language and AI

Will AI Change the Future of Creativity?

Dspero ter ajudado um pouco! Quero utilizar aqui este canal para poder compartilhar com vocês a minha visão e mostrar talvez 5% do que é o SXSW.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio