Publicidade

Inteligência Artificial: oportunidades e desafios

Marina Gorbis, do Institute for the Future, Tess Posner, da AI4All, Leila Toplic, da NetHope, e Michel Tjalve, da Microsoft, abordaram o tema no SXSW


9 de março de 2018 - 11h14

(Crédito: reprodução/GettyImages)

Inteligência Artificial (AI) tem sido um assunto muito abordado nos últimos anos, por se tratar de um tema controverso que traz discussões que passam pela substituição da força de trabalho, melhoria da produtividade e da ética no acesso aos dados.

Na edição de 2018 do SXSW Edu uma das sessões mais esperadas do festival tratou das oportunidades e dos desafios da Inteligência Artificial com quatro especialistas: Marina Gorbis, do Institute for the Future, Tess Posner, da AI4All, Leila Toplic, da NetHope, e Michel Tjalve, da Microsoft.

Os desafios levantados por eles giram em torno de dois tópicos comuns em diversas áreas: a acessibilidade e a ética. Garantir que essa tecnologia seja escalável e democrática e que sua utilização seja baseada em transparência e responsabilidade por parte das empresas, governos e pela sociedade em geral é a principal preocupação apresentada.

Além disso, os especialistas abordaram o tabu que existe sobre a inteligência artificial substituir a força de trabalho. Na visão de Marina Gorbis a inteligência artificial vai trazer uma melhoria de eficiência e redução de trabalhos operacionais, fazendo uma mudança no mercado de trabalho, dando maior força para atividades que envolvem reflexão e opinião, por isso ela acredita que a profissão do educador não será extinta.

Apesar de todos os desafios e mitos criados sobre o tema, os palestrantes se demostraram muito otimistas com relação à inteligência artificial, porque acreditam que ela traz oportunidades para o desenvolvimento da sociedade em competências relacionadas ao pensamento crítico, empatia, colaboração e interação social, áreas que, para eles, a AI não chegará.

Outro ponto relevante destacado por Michel Tjalve é que a inteligência artificial pode trazer uma revolução na educação, por permitir a personalização do processo de ensino-aprendizagem: professores e estudantes podem ter diferentes tipos de interação com conteúdos de acordo com a forma mais apropriada para cada um, potencializando seu aprendizado.

Como toda nova tecnologia, a inteligência artificial traz benefícios e desconfortos. O nosso papel como sociedade é ajudar a manter um equilíbrio entre todos esses pontos para permitir o avanço dessa ferramenta, até que ela se torne invisível em nossas vidas. Acreditamos que isso já está acontecendo.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio