Designers em cheque?
As minhas duas primeiras sessões debateram a perspectiva de propósito e a ética no trabalho
As minhas duas primeiras sessões debateram a perspectiva de propósito e a ética no trabalho
10 de março de 2018 - 17h39
As minhas duas primeiras sessões foram dedicadas à prática de design. Ambas debatendo a perspectiva de propósito e ética no trabalho.
Na primeira delas (e a mais interessante), o Dr. Melis Senova repetidamente levantou o questionamento sobre a responsabilidade dos designers com relação ao resultado dos produtos que são criados.
Na sessão entitulada “The Shadow Side of Human Centered Design”, Senova apresentou 4 fatos com um questionamento ao final de cada um deles. Todos em torno do impacto do trabalho dos designers de produtos. Questionamentos como “nosso design molda a sociedade. O quanto disto é nossa responsabilidade”? “Estamos projetando produtos que realmente são necessários para as pessoas?”, “Com qual frequência você analisa o impacto e a abrangência do seu trabalho, na vida das pessoas?”
Com um tom de voz e ritmo confortantes, mas ao mesmo tempo lançando questionamentos provocadores, Senova conseguiu (pelo menos para mim) provocar a reflexão sobre o real propósito do trabalho de cada um de nós – considerando o ritmo extremamente acelerado e em constante mudança no qual vivemos.
A segunda sessão foi um painel, entitulado “Choice Architects: Design for Humanity’s Best Self”, que levantou questões sobre ética e técnica de design de interface, que influenciam (ou manipulam) os usuários. Questões como conflito de interesse entre o mundo corporativo (isto é, lucratividade como foco), versus real valor para o cliente foi abordado e discutido em casos práticos.
Lembrando que, embora determinadas sessões tenham filas extremamente longas e desgastantes, vamos em frente! Vale a pena!
Veja também
O que de mais interessante vi e vivi no SXSW 2018
Na minha visão o SXSW 2018 foi sobre um futuro baseado em relacionamentos melhores e mais profundos entre pessoas – com as máquinas e a tecnologia servindo como meio para isso acontecer.
E o Interactive Innovation Awards?
Ela é uma premiação dentro do SXSW Interactive que ocorre nos últimos 21 anos