Fim das telas? Fim dos smartphones?
A tendência para os próximos dois anos mostra que ao menos 30% da utilização da internet dispensará o uso de telas
A tendência para os próximos dois anos mostra que ao menos 30% da utilização da internet dispensará o uso de telas
11 de março de 2018 - 17h33
Quem assistiu a sessão I’ve Got No Screens: Internet’s Screenless Future de Christopher Ferrel, diretor de estratégias digitais da The Richards Group, no sábado de manhã e completou com a fascinante Amy Webb da Future Today Institute com a sessão 2018 Emerging Tech Trends Report na manhã deste domingo sabe o que estou falando.
Christopher baseou sua sessão sobre a papel do uso da voz no comando da internet e a importância de pensarmos como “Screenless Digital Marketers”. Se fomos educados a pensar “Mobile First” é bom começarmos a mudar para “Voice First”. Pensar em mudanças de “screens, visual web e face-down” para “speakers, áudio-web e chin-up”. Uma transformação considerável na forma de utilização por parte dos consumidores e, consequentemente, em nossa função enquanto profissionais.
Este mundo sem telas é uma das consequências da velocidade com que a AI entrega a evolução para nossas vidas. Ela é o novo ponto aonde a curva de aceleração se transforma. Tivemos a aceleração da internet nos computadores. Depois nos celulares. E agora a AI empurra a vida para novas fronteiras. Entre elas a internet sem telas com o auxílio das Alexias, Hey Googles, Siris e outros que estão por vir.
Já na palestra deste domingo, Amy Weeb foi muito além com a edição 2018 do seu Tech Trends Report. São 225 tendências em 20 diferentes indústrias. Um estudo muito bem elaborado e distribuído para todos os presentes através do link.
Ela foi categórica que 2018 é o início do fim dos smartphones pelos mesmos motivos apresentados por Christopher, porém, acrescentou que novos devices serão fundamentais para esta transformação. Pulseiras, óculos, relógios… tudo ajudará no processo de substituição gradual das telas por uma interface mais falada e não visual. 50% das pessoas em países industrializados terão interação por voz em 2021.
Interessante ter participado na sequência de uma sessão com dois profissionais do Facebook IQ ( Ann Mack e Tomá Beczak em Facebook IQ: The 5 Consumer Shifts Shaping 2020) destacando, entre outros pontos, a importância do celular para geração de negócios e conexão ao redor do mundo.
Cada um com um ponto de vista diferente de acordo com a sua área de atuação.
Veja também
O que de mais interessante vi e vivi no SXSW 2018
Na minha visão o SXSW 2018 foi sobre um futuro baseado em relacionamentos melhores e mais profundos entre pessoas – com as máquinas e a tecnologia servindo como meio para isso acontecer.
E o Interactive Innovation Awards?
Ela é uma premiação dentro do SXSW Interactive que ocorre nos últimos 21 anos