Meio&Mensagem
Publicidade

Segundo Tim O’Reilly, devemos continuar otimistas com a tecnologia

O criador do termo Web 2.0 diz que a história mostra que sempre achamos uma forma da tecnologia funcionar a nosso favor, porém algumas preocupações são relevantes


11 de março de 2018 - 9h56

(Crédito: divulgação)

Tim O’Reilly trouxe durante sua palestra, “Do More. Do things that were previoulsy impossible” evidências que mostram que muitos indicadores apontam um mundo com aumento da expectativa de vida, crescimento econômico, redução da fome entre outros indicadores que a vida está cada vez melhor. Mostrou também uma pesquisa que aponta que a Amazon gerou 45mil novas vagas depois que introduziu robôs nos seus centros de distribuição desmentindo a cresça de que automação, robôs e inteligência artificial necessariamente se transformam em demissões. Outro estudo mostra que o e-commerce gerou 335mil novos empregos entre 2007 e 2016 enquanto o fechamento de lojas eliminou 51mil posições.

Segundo ele a tecnologia é uma ferramenta que aumenta a capacidade dos seres humanos em atingir novos limites como por exemplo fazer um foguete pela primeira vez ser reaproveitado como fez a Space X. Tim porém alerta o problema crescente da concentração de renda que ele chamou de kriptonita para o super poder da tecnologia. Segundo ele, a excessiva terceirização das empresas é um dos problemas já quem não está no “core” do negócio e  trabalha em condições precárias com poucas oportunidades de melhoria. Chegou a hora do lucro ser um objetivo a ser balanceado com o impacto sócio ambiental gerado por qualquer negócio, empresas precisam de propósito.

Eu sou e sempre serei um otimista, característica alias fundamental para empreender, porém otimismo precisa ser acompanho de senso crítico, uma visão Poliana que enxerga um mundo cor de rosa não ajuda em nada.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • South by Southwest

  • SXSW

  • SXSW2018

  • SXSWnoMM

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio