Publicidade

Bernie Sanders, o político

Em ano de eleições no Brasil, nada mais inspirador para começar o dia do que ouvir o democrata pré-candidato de 2016 falar sobre saúde, guerra, cenário macroeconômico e desigualdade


12 de março de 2018 - 13h23

Bernie Sanders (crédito: reprodução)

Credencial em mãos. Pronto pra começar a aventura. E que aventura!

Ao pisar no Convention Center, você lembra tudo que ouviu antes de chegar, toda a expectativa que criou para o SXSW. Muito do que ouviu parece verdade mesmo, mas aí você vai colocando alguns ingredientes novos no caldeirão de sensações que um evento desse tamanho desperta e a cada passo dado o FOMO (Fear of Missing Out) se amplifica com os grupos de amigos no WhatsApp bagunçando a sua programação prévia: “não vai perder essa” ou “está começando aquela animal agora”. E, depois que você entra, ainda corre o risco do “fujam dessa porque é roubada”.

Isso é o SXSW! O que só reforça que o festival é um barato!

No primeiro dia, passei por palestras sobre Open Sourcing para o governo, Machine Learning e Virtual Reality. Perdi uma das mais comentadas do dia, a da terapeuta Esther Perrel que explorou os relacionamentos nos dia de hoje, dando uma aula e emocionando muita gente – pelo conhecimento e por sua história de vida.

Mas foi mesmo Bernie Sanders quem me pegou… e me pegou porque não somos nada sem política. Ele tem uma visão muito cartesiana disso: é parte do trabalho de todos se envolver para promover a mudança. Às vezes, nos esquecemos disso, mas não adianta termos um olhar bem fundamentado para a indústria se não pensamos da mesma maneira e, muito antes, para a sociedade.

E por mais que o discurso de Sanders fosse totalmente focado no cenário americano, era impossível não conectá-lo com o nosso. Em ano de eleições no Brasil, nada mais inspirador para começar o dia do que ouvir o democrata pré-candidato de 2016 falar sobre saúde (como um país como os Estados Unidos não conseguem fornecer saúde básica aos seus habitantes?), guerra, cenário macroeconômico e desigualdade.

Bernie fez, ao longo do bate papo com o âncora da CNN, Jake Tapper, uma convocação: sejamos mais políticos, participemos mais! Lutemos! Pois sem luta não teremos um país que pense de maneira mais ampla, sem preconceitos, respeitando tudo e todos – principalmente as minorias.

Bernie Sanders, de tudo que vi e ouvi, foi meu personagem no primeiro dia de SXSW.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio