Meio&Mensagem
Publicidade

O futuro do varejo nas lojas físicas

Unificando as estratégias de canais para combinar tijolo e concreto com data


12 de março de 2018 - 12h22

No dia 11 de março o presidente da PSFK, Scott Lachut, apresentou a sua visão sobre como serão melhor aproveitadas as lojas físicas e shopping centers com as mudanças nos hábitos de compras online. Nos EUA, por exemplo, 96% dos americanos compram online.

Na visão do especialista, o sucesso desses espaços está na capacidade de combinar experiência de marca e produto com inteligência de dados para oferecer conteúdos cada vez mais customizados in loco. E uma mudança de mindset de enxergar as lojas como playgrounds, e não como pontos de venda. Pesquisas apontam incremento de 10.5% em gastos em compras registradas por consumidores que passaram por experiência de marca, e 14% de aumento de conversão de vendas em varejistas que ofereceram experiência de marca em suas lojas.

Através de 10 macrotemas, apresentou diversos 20 cases de empresas que entenderam esse jogo e estão fazendo testando novos formatos. E são esses temas e cases que compartilho com vocês.

#01 Programming Discovery
Programando os espaços com uma revisão constante de marcas, produtos e experiências para manter o interesse do cliente e apontar para os shoppers o que vem por aí.
– Timberland Tree Lab
Loja experimental que troca o tema, portifólio de produtos e experiências todos os meses.
http://bit.ly/2Hp4tX8
– Bulletin
Marcas e produtos “online-only” que alugam espaços compartilhados em vitrines de lojas físicas.
http://bit.ly/2p4af9K

#02 Third Space Connections
– Criando uma comunidade de experiências e descobertas que junta consumidores que pensam parecido em torno do propósito da marca fora da jornada de compra.
– Selfridges Music Matters
Transformando lojas em espaços para apresentação de bandas para fomentar a cena musical local.
http://slfrd.gs/2Ilp3ZB
– Game Belong
Transformando lojas em espaços para gamers jogarem juntos, testarem novos produtos e participarem de eventos.
http://bit.ly/2fBbCaQ

#03 Integrated Wellness
Transformando marketplaces de wellness em espaços de healthy lifestyle.
– Lululemon
Marca de vestuário para yoga oferece espaço para meditação e yoga dentro das lojas.
http://bit.ly/2GhWXOr
– The Wellery at Saks Fifth Avenue
Áreas da loja transformadas em estúdios de relaxamento, fitness e beleza.
http://bit.ly/1lrtdzK

#04 Educated Confidence
Oferecendo workshops e atividades de conhecimento na loja para conquistar confiança e suporte na jornada de compra.
– Apple
Cursos e treinamentos com especialistas de produtos
https://apple.co/2qpnsM1
– Holoroom How To
Clínicas através de óculos de realidade virtual para praticar manutenção doméstica.
http://bit.ly/2HqPc8h

#05 Valued Attention
Transformando momentos até então frustrantes de compra em experiências ricas que adicionam valor na visitação in-store.
– MM La.Fleur
Consumidoras preenchem uma pesquisa prévia antes de visitar a loja, que prepara salas de experimentação personalizadas de roupas selecionadas para cada perfil.
http://bit.ly/MMLaFleur
– Samsung WeWork
Unidades de suporte técnico pop-up da Samsung instalados dentro de coworkings combinando solução de problemas e produtividade.
http://bit.ly/2p45oW8

#06 Ambient Assistance
Utilização de infraestruturas equipadas com IoT (internet das coisas) e ferramentas de chatbot para oferecer os shoppers personalizados e suporte na navegação dentro do ponto de venda.
– Target
Incluiu Beacons que ajudam consumidores a navegarem dentro das lojas, como um GPS indoor.
http://tcrn.ch/2xwnDsl
– Mall of America
Utiliza robôs Pepper com inteligência artifical com capacidade de interagir com os consumidores e se adaptarem de acordo com o humor dos shoppers.
http://strib.mn/2EYixWY

#07 Synced Profiles
Criando experiências de login nos espaços físicos para entrega de conteúdo, recomendações e ofertas customizadas.
– Farfetch
Estações de checkins dentro da loja dão aos consumidores recomendações baseadas no histórico de consumo
http://bit.ly/store-of-the-future
– Nike Plus Unlocks
Aplicativo com programa de fidelidade que conecta atletas com especialistas de produtos para aconselhamento e recomendações customizadas nas lojas físicas.
http://bit.ly/2AKQsz9

#08 Intelligence Infrastructure
Transformando espaços físicos para entregar mensagens customizadas ao mesmo tempo em que se tornam captadores ricos de dados paraavaliar comportamento e feedback dos consumidores.
– Westfield Malls
Mídia interna da rede de shoppings que personaliza as ofertas e recomendações de acordo com o gênero, idade e estilo, através de câmeras e sensores inteligentes. O plano futuro é integrar com os celulares dos consumidores para entregar nas grandes telas informações ainda mais segmentadas.
http://bit.ly/WestfieldMalls
– Alibaba
Loja física ajuda a gerar insights para estratégia de e-commerce do varejista.
http://bit.ly/AlibabaStores

#09 Frictionless Convenience
Usando um misto de automação e estratégia de operação para remover as fricções durante as buscas na loja, transações e trocas.
– Zara
Serviço de automação que usa robôs para buscarem produtos desejados no estoque em poucos segundos.
http://bit.ly/Zararobots
– Alibaba Tao Cafe
Pontos de escaneamento dos celulares dos shoppers para entrega de conteúdos e ofertas personalizadas.
http://bit.ly/AlibabaOffline

#10 Networked Logistics
Transformando cadeias de suprimentos e parceiros logísticos de modelos lineares a desintermediados para celeridade no processo e escala de entrega.
– Nordstrom Local
Mini lojas de vestuário sem estoque que oferecem aos consumidores oportunidade de experimentar os modelos e comprar online. Os compradores podem optar por receber em casa ou retirar na loja quando as remessas são enviadas.
http://cnb.cx/2gfmJqY
– Darkstore
Startup que utiliza excesso da capacidade de grandes varejistas oferecendo pontos de apoio logístico para estoque sem cobrar pelo inventário, mas por cada mercadoria comercializada.
http://darkstore.com

As lojas direcionarão as experiências de produtos e marcas

Irão se logar aos consumidores enquanto eles fazem a compra

irá capturar e iterar dados de visitantes

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • South by Southwest

  • SXSW

  • SXSW2018

  • SXSWnoMM

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio