Publicidade

Como contar (e recontar) uma história

A Uber pode se inspirar na narrativa do This American Life para recontar a sua própria


13 de março de 2018 - 12h28

(Crédito: reprodução)

“Acho interessante quando as pessoas dizem que eu trabalho com tecnologia. Eu trabalho com storytelling.” Bozoma Saint John, Chief Brand Officer da Uber, mostra a que veio logo nos primeiros minutos de conversa. Ela não está se dirigindo apenas a entrevistadora, mas a todo uma audiência que a perscruta desde que assumiu o cargo em meados do ano passado, em meio a crise de imagem da companhia. Ela pretende reescrever essa história com uma narrativa focada em pessoas.

Algumas horas depois, na mesma sala, Ira Glass contou como criou o podcast mais popular que já existiu de forma acidental. Em um tuíte: contando bem boas histórias. Ira é o criador de podcasts de sucesso como This American Life, Serial e S-Town, e compartilhou as coisas que eles fizeram e aprenderam com os programas.

Fiquei pensando em como a Uber pode se inspirar na narrativa do This American Life para recontar a sua própria. A executiva da Uber já parece estar consciente do caminho que precisa trilhar para isso. Com um bom produto, que cria conexões humanas através de histórias.

Uma história é sobre emoção. No This American Life, cada história começa com uma obsessão que um colaborador tem, e pode levar meses ou até anos antes de ir para o ar. Bozoma falou repetidas vezes de como quer colocar as pessoas no centro da marca, drivers e riders, e em construir uma experiência positiva para elas. Uma nova história que pode fazer as pessoas voltarem a se apaixonarem pela Uber.

O fracasso pode ser um sucesso. Ira é enfático: “Matar uma história que é boa, mas não incrível é uma vitória. Torna o mundo um lugar mais interessante.” Uber parece ter entendido que precisa descartar a história que a alçou para o sucesso, mas que não foi suficiente para mantê-la.

Divirta-se. Uma história fica ainda melhor quando as pessoas vêem que você também está se divertindo ao conta-la. Ex-Pepsi, Apple e Beats, Bozoma parece estar no seu ambiente e entender o seu papel na empresa. Além de executiva da empresa, ela também dirige um uber pool, para entender as necessidades das pessoas e a perspectiva dos motoristas. Ela disse dar boas risadas durante as corridas também.

Tente novas coisas. O This American Life já virou musical, filme, animação e até tatuagem, e está sempre experimentando novos formatos de narrativas. Bozoma falou bastante sobre inovação, mas não detalhou muito os planos da empresa. Talvez seja uma área que a empresa possa evoluir além do storytelling da marca.

Difícil prever se Bozoma vai conseguir trazer de volta os consumidores e motoristas que a Uber perdeu, e ainda se vai conseguir atrair novos. Mas uma coisa é certa, ela conseguiu trazer novo vigor para a marca e simboliza como ela está tentando se reposicionar se conectando com as pessoas. Com uma mulher, negra, carismática, liderando uma grande marca. Não tem como não torcer para que dê certo.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio