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No SXSW, as marcas estão em casa (literalmente)

Under Armour, Fox, Sony e Google apostam no SXSW e levam tecnologias e ações interativas para as ruas de Austin

Karina Balan Julio
13 de março de 2018 - 9h00

Há vida fora fora do Convention Center e dos hotéis onde acontece o SXSW. A prova disso está nas filas, muitas vezes enormes, para as dezenas de casas e espaços temáticos de marcas, localizadas nas principais ruas de Austin. Durante os 9 dias do evento, marcas de mídia, tecnologia e bens de consumo fecham bares e restaurantes da cidade para oferecer festas, experiências imersivas, rodadas de pitch e conversas entre os participantes da conferência.  Para as marcas, o festival é uma chance de mostrar inovações e gerar engajamento junto ao público ligado à tecnologia, música e audiovisual. Aqui você confere algumas das principais ativações e espaços de marcas.

Sony : Robô+ AI humanizados
Anualmente, a marca japonesa é destaque no SXSW quando o assunto é a junção de inteligência artificial e robôs. Nesta edição, não foi diferente, com um elemento a mais: a inserção da empatia na relação homem x máquina. As atrações da Casa da Sony, apesar de altamente tecnológicas, buscam conectar o virtual com o humano. O destauqe foi para o robô cãozinho Aibo, que interage e responde a estímulos de seus respectivos donos.

Foto: Luiz Gustavo Pacete

Accenture: Customizar está na moda
A consultoria reservou um dos espaços mais privilegiados do SXSW, em uma das esquinas do Convention Center, para mostrar suas plataformas de interação. O destaque é o sistema de customização para e-commerce que cria um avatar do consumidor e permite que ele prove suas roupas com um alto nível de precisão. Além disso, a Accentura também mostrou como pode customizar anúncios e ações de product placement por meio de machine learning.

Foto: Luiz Gustavo Pacete

Under Armour: uma corrida virtual
A marca esportiva trouxe a Austin a “Hovr House”, um imponente domo vermelho inspirado na nova linha de tênis de corrida inteligentes da marca. A Hovr House foi lançada em fevereiro e já passou por Shanghai and Los Angeles. A terceira parada do domo, em Austin, fez com que a marca adaptasse a experiência para o público do SXSW: o espaço conta com uma parede dedicada às rotas de corrida mais populares em Austin. Em parceria com a companhia de games Zwift, a marca também oferece aos visitantes uma experiência imersiva de corrida, onde as pessoas podem provar um dos tênis e então virtualmente correr em qualquer lugar do mundo em uma esteira.

Foto: Reprodução

Panasonic: Uma ode à inovação japonesa
A Panasonic levou startups japonesas de diversas áreas à uma casa na 6th street, uma das mais agitadas de Austin. No espaço, a marca convidou visitantes a conhecerem inovações de empreendedores japoneses, que vão da culinária até saúde e aromaterapia: uma maquina de Onigiri, bolinho tradicional de arroz, preparava bolinhos de diversos sabores; uma empresa apresentava uma escova de dentes automática para cães e uma mesa interativa (foto) criava o perfume ideal de acordo com o humor do visitante, por exemplo.

Foto: Karina Balan

YouTube: Arte em movimento
Na casa do YouTube, o projeto “Fairy Tales Retold” trouxe releituras de contos de fada clássicos sob o olhar de artistas multimídia. O vídeo é o elemento principal nas diferentes instalações interativas, cada uma delas referente a um conto de fadas. Junto com os objetos físicas, são apresentados vídeos de 6 segundos com a síntese de cada um dos contos. O projeto foi lançado há dois anos e conta com vídeos idealizados por agências como BBDO e F/Nazca.

Foto: Karina Balan

Fox Sports e o engajamento pelo esporte
Para os amantes de esporte e cerveja, a cada da Fox Sports é um dos endereços mais atrativos de Austin. Ao longo do festival, o espaço da marca teve conversas com produtores de conteúdo esportivo, influenciadores, representantes de times e fãs.

Foto: Reprodução

Mashable e a cultura pop
Diversão é a palavra que define a casa do site de cultura e tecnologia Mashable, que apresenta espaços de games em VR , um espaço para criação de gifs e o “Desafio Hotwheels”, uma pista de carrinhos de brinquedo para os nostálgicos de plantão. Em parceria com a Austin Humane Society, a Mashable também promoveu uma feira de doação de filhotes de cachorro.

Foto: Reprodução

Os millennials da Vice
Conhecida pelas pautas diferentonas, a Vice criou um espaço excêntrico e ao mesmo tempo eclético no SXSW. Para promover seu canal de vídeo Viceland, a marca instalou seu VicelandBus em um estacionamento. Pela manhã, o espaço oferece aulas de yoga com direito a cabras filhotes – as fofinhas baby goats -, festas com DJs e espaço de convivência para quem quer uma pausa na programação.

Foto: Reprodução

Dropbox e o espírito colaborativo
A plataforma de compartilhamento de arquivos Dropbox apostou em uma ativação ao ar livre. A cada dia, um painel em é pintado por uma dupla de artistas diferente.

Foto: Divulgação

CNN e a credibilidade jornalística
A CNN também fez uma ativação relâmpago em um bar da cidade. O espaço tinha como mote a frase “Facts First”, reforçando a importância da checagem jornalística, e teve festas e sessões surpresa com palestrantes do SXSW, entre eles a futurista Amy Webb.

Foto: Reprodução

 

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