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Realidade Aumentada é o próximo grande passo para as marcas

Até o final deste ano, todas as fabricantes de smartphones já terão lançado suas novas versões com suporte nativo para AR


14 de março de 2018 - 10h32

(Crédito: reprodução)

Aqui no SXSW nos deparamos o tempo todo com a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada. Muitas ativações, experimentos e sessões.

Você já parou para pensar que todos nós estamos sendo educados a usar a Realidade Aumentada (AR) todos os dias através das máscaras do Facebook, Snapchat, etc? Isso é a preparação para o que vem por aí.

Até o final deste ano, todas as fabricantes de smartphones já terão lançado suas novas versões com suporte nativo para AR. O novo smartphone da Samsung, por exemplo, já traduz placas de rua em línguas estrangeiras em tempo real através da sua nova câmera.

Mas, a parte mais importante é que essa tecnologia nos dará a oportunidade de destacar as marcas nesse mundo onde a competição pela atenção é o que importa.

Aqui nos EUA, 40% da Geração Z já usam AR, e, 20% deles já usam diariamente. As aplicações de marcas mais usadas atualmente por essa geração têm relação com a indústria de beleza. Já é realidade as aplicações para simular um batom, cor de cabelo, formatos de sobrancelhas, e por aí vai. Tudo muito realístico.

Seguem algumas dicas importantes para se criar uma aplicação de AR e VR:
• O conteúdo e a aplicação do AR têm que ser de alta qualidade, realístico, para poder ser realmente usado pelo público;
• Usar um influenciador testando a aplicação tem um efeito poderoso para gerar experimentação;
• Usar um influenciador mostrando o produto num filme de VR é altamente engajador e converte mais em vendas;
• Aplicações de AR que têm maior sucesso são àquelas de personalização, com as citadas na indústria de beleza;
• Crie uma aplicação de AR web friendly, ou seja, que rode no browser e não que não precisa ser baixado num app store para funcionar. Isso lhe dará a oportunidade de integrar a experiência no mesmo site em que você vende. Na página de um produto dentro do e-commerce, por exemplo.

Apesar de o Snapchat estar em baixa no Brasil em função do Instagram Stories, eles têm lançado diversos recursos para marcas criarem Lentes (Lens) de Realidade Aumentada integrado ao sistema de anúncios. Vale a pena testar, principalmente se o seu público for da geração Z.

O Snapchat afirma que os seus usuários já gastam cerca de 2 minutos por dia interagindo com as Lentes.
Enfim, tenha certeza de que o uso de AR será massivo em 2019 e você pode se destacar se começar a pesquisar, criar e testar desde já.

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