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Seu cliente quer boas experiências e quer agora

Estamos sempre preocupados em dar o próximo passo, sem antes mesmo ter resolvido as questões atuais


14 de março de 2018 - 15h03

(Crédito: divulgação)

Esqueça um pouco o futuro e foque no presente. Esse pedido pode parecer contraditório em um ambiente rodeado por novas tecnologias e perspectivas sobre o amanhã. Mas aqui, no SXSW, tenho ouvido muito falar sobre inspirar nossos clientes com ações que fazemos agora. Isso me fez refletir sobre o tempo e como estamos sempre preocupados em dar o próximo passo, sem antes mesmo ter resolvido as questões atuais.

A aparição surpresa de Elon Musk, co-fundador da Tesla e fundador da SpaceX, em um painel sobre a série Westworld, deixou ainda mais evidente a questão sobre inspiração e a conquista pela inovação que se dá por ações que realizamos agora. Musk afirmou que “há muitas coisas erradas no mundo e muitos problemas que precisam de solução. Mas a vida não pode se resumir a um problema atrás do outro. Precisamos de algo que nos inspire, que nos faça felizes em acordar pela manhã e fazer parte da humanidade”.

Por isso, marcas, que tal incentivarem seus clientes a construírem histórias autênticas com vocês e, assim, se aproximarem de forma afetiva e criarem uma conexão emocional com aqueles que são os responsáveis por sua existência?

Uma forma de realizar isso é criando a experiência multicanal, e hoje a maioria das empresas já investem nisso, mas ainda não sabem como usá-la. Normalmente elas tem um site, blog e contas em redes sociais para se aproximar e dialogar com seus consumidores. No entanto, na maioria dos casos, o cliente ainda sente falta de uma experiência completa, com mensagens consistentes, personalizadas e que tragam à tona boas lembranças. Só assim eles vão compartilhar a história que viveram.

A tendência que vivemos agora é a experiência móvel e multicanal. O conceito de omnichannel veio para ficar e mudar a forma de comunicação entre empresas e consumidores. Aí está o ponto que as marcas podem aproveitar para conhecer melhor o seu cliente. O acompanhamento de seus hábitos e atitudes é essencial para aquela conexão emocional que falei mais acima.

E quem pensa que o Brasil está atrasado nesse sentido, engana-se. Plataformas como a Scup Care buscam aprimorar a experiência dos consumidores com as empresas ao unificar as interações com os usuários em uma única timeline, mostrando dados personalizados e o histórico das interações.

Resumindo, tenho aprendido muito sobre a necessidade de inspirar os clientes a construírem histórias autênticas com as marcas que amam. E esse papel está na mão das empresas, para fazer a partir de já!

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