Publicidade

SXSW: positivo 5 versus 1 negativo

Depois de 5 dias aqui em Austin, posso ir além da forma e abordar um pouco o conteúdo daquilo que tenho visto nessa jornada


15 de março de 2018 - 11h19

Depois de 5 dias aqui em Austin, posso ir além da forma e abordar um pouco o conteúdo daquilo que tenho visto nessa jornada. Posso dizer que agora sou capaz de dar uma opinião bem menos influenciada pela emoção dos primeiros momentos Para ser mais dinâmico, separei em cinco pontos positivos e um negativo que me chamaram atenção.

Big Data: Isso não é novidade. Já há algum tempo sabemos que dados são a maior riqueza. Vimos aqui várias formas de obter esses dados e como transformá-los insights. Mas o recado principal é: Seja o dono dos seus dados!

Blockchain e Criptomoedas: É um dos temas que mais se fala por aqui. Que elas vão mudar a forma com que nos relacionamos com o dinheiro e que estamos, possivelmente em um momento de ruptura, semelhante ao do início na internet, nos anos 90, é uma unanimidade. Mas no que diz respeito ao seu futuro e suas aplicações, ainda temos bem mais perguntas que respostas.

Conteúdo é tudo: Estamos em um momento sem precedentes no que diz respeito ao consumo e a produção de conteúdo. Mas é preciso entender bem o que o público espera, porque as oportunidades são do mesmo tamanho dos riscos.

Geração Z: Como um legítimo representante da geração X, que ficou anos falando sobre os Millennials, foi muito curioso ver esses mesmos Millennials falando sobre os aspectos e características da geração que agora entra no mercado consumidor. Nada como entender público para acertar na mensagem.

Diversidade e Empoderamento: Esse é um dos aspectos mais positivos do festival. De todos os que já participei esse é, de longe, o mais democrático que estive. Ainda não é possível dizer que chegamos lá mas, acredito que o SXSW, está no caminho certo.

Casa de ferreiro: Com tanta gente falando maravilhas sobre o evento (inclusive eu) me sinto na obrigação de fazer um pequeno contraponto. Tudo aquilo que cresce demais corre o risco de ficar fora de controle. Esse foi o aspecto negativo que ficou para mim. Participei de excelentes palestras e conferências. Mas a quantidade de outras de baixíssima qualidade foi além do que eu esperava. É lógico que em algo deste tamanho, nem tudo vai ser bom. Mas não estou avaliando aqui o conteúdo, mas o cuidado. Muitos painéis onde os participantes estavam completamente despreparados. Outros que não tinham relação alguma com o tema proposto. A maioria desses sem nenhum auxílio audiovisual, o que significa, para mim, que as pessoas que estavam lá não se preocuparam minimamente em fazer da sua apresentação algo interessante para o público. E muitos, mas muitos problemas técnicos nessas sessões.

Isso não tira, de forma alguma, o brilho do festival. Mas deixa uma mensagem. A organização do evento deveria prestar atenção em alguns conceitos que foram apresentados aqui e aplica-los no seu próprio produto.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio