Publicidade

Tecnologia e inclusão social

A desigualdade de salários e posições de liderança entre homens e mulheres são dois dos principais assuntos discutidos no festival


15 de março de 2018 - 16h36

A diversidade e a inclusão são temas bastante presentes no SXSW. A desigualdade de salários e posições de liderança entre homens e mulheres são dois dos principais assuntos discutidos no festival.

Filantropa, co-presidente da Bill & Melinda Gates Foundation, Melinda Gates realiza um forte trabalho para capacitar mulheres de todas as idades para que atinjam seus potenciais. Em sua palestra, Melinda debateu com algumas mulheres inovadoras como as novas tecnologias, modelos de negócio e movimentos sociais estão redefinindo o significado de trabalhar. O local de trabalho precisa refletir a diversidade, mas ainda estamos muito longe de ter uma real representatividade da sociedade nas grandes corporações. Algumas práticas podem contribuir para isso, como exigir de headhunters ou responsáveis por processos seletivos que apresentem candidatos de minorias, como mulheres e negros, para todas as vagas disponíveis. Uma sugestão interessante, que Melinda adotou em sua Fundação, é realizar a análise de currículos sem saber o nome (ou sexo) do candidato, nem sua Universidade de formação.

Exigir a transparência sobre o número de mulheres em posição de liderança, assim como dos valores pagos para mulheres e homens em cargos semelhantes é um caminho para estimular as organizações a adotarem políticas mais inclusivas. E, para tudo isto ser possível, precisamos debater novas práticas e regulamentações, como por exemplo, licença maternidade para pais, que já é realidade em vários países.

Melinda ainda ressaltou a necessidade de investir em empresas lideradas por mulheres. Após identificar que, nos EUA, menos de 2% dos investimentos são destinados a empresas de mulheres (e menos de 1% de mulheres negras), Melinda busca mudar essa realidade por meio de seu negócio, a Pivotal Ventures, no qual os investimentos priorizam essa fatia menos favorecida das empresas.

Cada vez mais, a separação entre trabalho e vida pessoal diminui. O local de trabalho precisa se adaptar a esta nova realidade, refletindo um local que seja, verdadeiramente, para todos.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio