10 coisas que você não sabia sobre o SXSW
Conheça alguns fatos sobre o evento que acontece desde 1986
Conheça alguns fatos sobre o evento que acontece desde 1986
8 de março de 2017 - 18h15
SXSW ganhou muita notoriedade nos últimos tempos, especialmente entre os brasileiros. Mas poucos sabem que o evento acontece em Austin desde 1986 e foi o precursor de grandes movimentos na indústria da tecnologia, música e cinema.
Veja algumas curiosidades sobre o mais relevante evento de criatividade e interatividade da atualidade.
#1 Bandas descobertas no SXSW
Os Hansons, John Mayer, James Blunt, Franz Ferdinand, The Strokes, The White Stripes foram algumas das bandas reveladas pelo SXSW Music. Todos os anos mais de 2.000 artistas se apresentam em mais de 100 palcos espalhados pela cidade de Austin em busca de uma oportunidade de reconhecimento de gravadoras e formadores de opinião.
#2 Os Hansons voltam ao festival
Ainda sobre os Hansons, os três meninos dos MMMBop voltarão ao evento em 2017, 23 anos depois do boom proporcionado pelo SXSW.
#3 Twitter lançado em duas TVs de 60”
Em 2007 o Twitter foi lançado durante o SXSW Interactive. Foram instaladas duas TVs de 60 polegadas no principal ponto de encontro do evento que exibiam os “status” das pessoas. A ativação passou a receber 20 mil mensagens diárias (e 60 mil nos dias de festas) e foi condecorada com o Web Awards, oferecido pela organização do evento. Acabou se tornando uma ferramenta global, avaliada 10 anos depois por US$11 BI. Em movimento parecido, o SXSW também foi palco de lançamento do UBER, Airbnb, Foursquare entre outros.
#4 Foragidos dos EUA palestram via Skype
Em 2014 o festival “recebeu” Edward Snowden, ex funcionário na NSA e CIA, e Julian Assange, fundador do Wikileaks. “Recebeu” entre aspas mesmo, pois como os dois estão foragidos, a apresentação aconteceu via Skype. As salas ficaram lotadas de curiosos que queriam saber mais sobre privacidade na internet e contaram com segurança reforçada do FBI. Para tirar um sarro, Snowden usou como cenário uma imagem que lembra o escritório do advogado Saul, da série Breaking Bad, conhecido por ajudar pessoas a se livrarem de grandes confusões.
#5 Bêbado atropela 25 pessoas
Em 13 de março de 2014 um outro caso de polícia em Austin, mas muito mais grave. Um motorista embriagado invadiu uma rua interditada com grande concentração de pessoas, deixando 4 mortos e 21 feridos. Após a repercussão negativa mundial sobre o crescimento catótico do evento, o SXSW perdeu patrocinadores como Citi e iTunes.
#6 Cancelamento de tema polêmico revolta Buzzfeed
Em 2015 o festival anunciou o cancelamento de dois painéis sobre assédio sexual em games online por receber ameaças de atentatos. O cancelamento não pegou bem e sofreu represálias do Buzzfeed, que ameaçou não cobrir mais o festival. A organização recuou e resolveu dedicar um dia inteiro do festival ao polêmico tema.
#7 Barack e Michelle Obama amarradões no SXSW
Em 2016 o festival completou 30 anos e recebeu os keynote speakers Barack e Michelle Obama. Foi o primeiro presidente em exercício a se apresentar no festival. O então presidente dos EUA falou sobre envolvimento cívico na internet, e a primeira-dama sobre a sua iniciativa para levar garotas para a escola. A família Obama gostou tanto do evento que resolveu criar o seu próprio festival na Casa Branca. O SXSL (South by South Lawn) recebeu nomes como Leonardo Di Caprio e o elenco de Stranger Things.
#8 Uber e Lyft saem do mapa de Austin
Em 2016 as gigantes Uber e Lyft sumiram do mapa da cidade após discordarem das políticas do município. O Conselho de Austin aprovou uma lei que obriga motoristas de aplicativos de carona a fazerem um registro público de antecedentes criminais. Para as gigantes do transporte, a iniciativa reprime minorias e não garante a segurança dos usuários. Após a saída, mais de 8 startups de transportes começaram a operar e disputam agora os mais de 80 mil inscritos do festival (afinal transporte em Austin ainda é um grande perrengue).
#9 Bandas ameaçam boicote
Nos últimos dias o festival recebeu uma ameaça de boicote por músicos do mundo inteiro. Isso porque o festival soltou um comunicado ameaçando entregar músicos ao serviço de imigração caso façam apresentações paralelas em Austin durante o festival. O comunicado pegou muito mal, afinal muitos músicos aproveitam a estadia na cidade para fazer o maior número possível de apresentações para aumentar a visibilidade.
#10 Delegação brasileira invade o SXSW
Em 2017 o Brasil enviará a sua maior delegação da história. Serão mais de 700 brasileiros inscritos, que colocam o país entre o terceiro em número de participantes. Além disso 62 empresas brasileiras foram selecionadas para participar de ações de promoção de negócios e imagem pela APEX (Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos). Nos palcos, o país será representado por bandas como Liniker e os Caramelows, Maglore, Boogarins e receberá speakers como os atores Wagner Moura e Alice Braga. Os números podem ser bons para o país, mas muita gente tem deixado de ir justamente por achar que o festival ficou muito “mainstream”. Coisa de publicitário.
Veja também