SXSW for Dummies
Como assistir a tudo, meu Deus!?
Como assistir a tudo, meu Deus!?
10 de março de 2017 - 12h08
Está provado, o SxSW é para quem tem 14 anos.
Só os adolescentes conseguem ler, jogar videogame, acessar o Snapchat e ainda gravar um videozinho no Musically ao mesmo tempo…Deve ser fácil para eles então assistir a cinco palestras na mesma hora. Nós, estamos ferrados!
Decidimos ir juntos à Austin pela primeira vez, eu e minha mulher. Parece uma ótima escolha para uma semana discutindo assuntos que nos interessam tanto, relacionados às nossas áreas de atuação, e com tempo livre para ouvir, discutir, estudar, conhecer gente nova, fazer relacionamentos e, por que não, tirar umas feriazinhas sem crianças…
Filmes, música, design, comunicação, interatividade. Gente do mundo todo e de várias áreas. Ótimos shows, excelentes palestras, inovação e até alguns amigos indo também…tudo parecia ótimo, até sentarmos na frente do computador para tentar organizar a nossa semaninha cool. Além do design agradável, o site do festival parece ser seu amigo: ele te oferece alguns filtros por data, por speaker, por tema (film, interactive, music), pelos locais, ou até por tags. E tem também a boa e velha ordem alfabética. Fomos no básico mesmo, “Browse everything”. Horas e horas são necessárias para você se familiar com tudo e todos, tanta gente, tantos assuntos, tão pouco tempo. Ficamos procurando a tal tendência da Curadoria. #ficaadica
A sensação tão atual que nos assola todos os dias de excesso de conteúdo está enraizada nas intenções do evento. É de propósito, com certeza. É impossível ir tranquilo. Estamos com aquela sensação de que vamos perder o melhor, que escolhemos as datas erradas de chegar e de sair, de que o hotel é longe e ao mesmo tempo é perto demais, de que não vou encontrar quem quero encontrar, de que talvez nem nós vamos nos encontrar! E que, com certeza, vamos nos perder na rua.
Resolvemos dar um zoom na parte de música, para relaxar de tanto conteúdo bom. É sensacional, mas precisamos ser Multihomem dos Impossíveis ou The Flash da Marvel. Como estar em 4 shows ao mesmo tempo? A mesma coisa aparece nas nossas agendas – sim, o site manda tudo que você botou uma “estrelinha” para a sua agenda – tem dia que precisaríamos de seis clones. Cada um.
O que é muito bacana é que você começa a se interessar por assuntos que à primeira vista não estariam nas suas prioridades: tudo sobre alimentação, a indústria que está se formando em torno da liberação medicinal da Cannabis, palestras sobre leis do audio-visual, o case da cerveja Hawaiana, tecnologia no esporte e por aí vai. Mas como assistir à tudo, meu Deus!? Sem dúvida, estar nesta semana em Austin será de uma riqueza cultural ímpar para nós, mas também estamos nos preparando para frustrações grandes e sensações de perda sem fim. É para treinar o desapego.
O Festival te dá um recado na lata: “Não importa o que você escolha, my friend, você sempre estará perdendo o melhor”. São tantos assuntos e tantas formas de procurar conteúdo, que a ansiedade é gigante. Já estamos estressados. Estou até achando que o objetivo é esse mesmo.
Nos lembramos de Cannes – é impossível não fazer a associação – e de quando ir para o Festival na França e sentar por 4/5 horas assistindo filmes de 30 segundos era cansativo.
E pegando carona em uma das palestras que achamos no site – “The power of hello: maximizing SxSW meet up” – que tal para o ano que vem, uma assim: “SxSW for Dummiess – how to prepare your week without feeling yourself a dinosaur”, podemos palestrar!
Enfim, vamos com muita sede ao pote e mandaremos mais notícias de lá. Prometemos dicas para casais em férias, restaurantes com fila de espera de menos de 3 horas, onde comprar souvenirs para as crianças que ficaram em casa e quem sabe até, dicas de como encontrar seu parceiro nas ruas de Austin.
Bjão e até já!
Te e Ale
Veja também