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#Foodporn e a obsessão dos millennials por comida

Um debate entre executivos do Tastemade, Pinterest e especialistas em comportamento e alimentação.


12 de março de 2017 - 14h04

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Aqui no SXSW, além das milhares de palestras e debates que acontecem nos prédios principais do evento (como o JW Marriott e o Austin Convention Center), há uma programação super interessante nas casas de países e de grandes marcas. Na manhã de ontem, na casa do Pinterest, um debate rico discutiu a socialização da alimentação, a questão geracional e a relação entre a comida nos mundos offline e online.

A explosão das plataformas de vídeo e o volume gigante de conteúdo produzido por pessoas comuns (em sua maioria millennials) tem em sua lógica central a facilidade de produção. Segundo Oren Katzeff, Head of Programming na Tastemade, hoje em dia todo mundo tem um estúdio digital nas mãos. O celular democratizou a produção de conteúdo. Todos nós somos criadores e produtores.

Mas por que comer traz tanto engajamento? Por que as pessoas têm compartilhado fotos e vídeos das suas refeições, dos produtos que compram e, principalmente, por que em um mundo tão prático e veloz os jovens estão voltando para a cozinha?

No papo entre Oren, Eve Turow (jornalista especialista na Geração Millennial) e Peter Kim (um dos fundadores do Museum of Food and Drink em NYC), mediado por Vikram Bhaskran, membro-fundador do Pinterest, as raízes e tendências deste movimento foram discutidas.

#1 Comer é inspiracional e aspiracional
O que eu vivo, vejo, conheço sobre alimentação e gastronomia, inspira as pessoas. As receitas que o outro produz e posta, o que ele conhece sobre alimentação orgânica, os restaurantes inusitados que ele descobriu, me inspiram. A alimentação interessa sobretudo porque envolve prazer (paladar e visual) e experiências.

#2 Storyteling da comida
Pelo menos três vezes por dia comemos! Comer e cozinhar ocupam uma parte importante do storytelling das nossas vidas. Quanto mais interessante minha jornada (de buscar restaurantes, pequenos produtores sustentáveis ou me aventurar na cozinha), mais rica se torna a minha história de vida (ou a minha timeline!).

#3 Alimentação & Personalidade
O que eu como, vivo e experimento conta muito sobre quem sou. Alimentação traz marca pessoal e identidade. É expressão da minha personalidade e escolhas. Esse aspecto envolve intensamente os millennials.

#4 Nada disso é novo, a não ser a tecnologia.
Peter Kim, do Museum of Food and Drink, provocou os debatedores e destacou que há séculos a alimentação se relaciona com comportamento e crenças. Cozinhar também navegou, por muitas civilizações, no terreno do prazer terapêutico, compensatório, assim como já se relacionou em outros tempos com criatividade e saúde. O que mudou nisso tudo foi a tecnologia e como ela engajou mais gente e tornou a temática exponencialmente mais relevante.

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