Publicidade

Borboletas no estômago para o maior evento de inovação do mundo

O SXSW é muito mais do que um festival que traz tendências de mercado, é um agente transformador poderoso


4 de março de 2022 - 11h59

Crédito: GSPhotography-shutterstock

Uma das coisas mais maravilhosas da vida é vivermos as “primeiras vezes”. A primeira vez que andamos de bicicleta, o primeiro beijo, primeiro amor, primeira promoção no trabalho e a primeira viagem de avião são algumas das coisas que nos enchem de serotonina só de lembrar (ou de aguardar o acontecimento).

Aos 42 anos, estou vivendo essas borboletas no estômago novamente, pois vou viver o SXSW in loco pela primeira vez. Acompanhei o festival através dos olhos e vozes de outras pessoas incríveis por anos, e quase nem acredito que eu mesma estarei lá vivenciando aquele choque de inovação, descobrindo novos modelos de negócios, novas formas de entretenimento e ideias de como podemos melhorar nossa sociedade.

Para mim, o SXSW é muito mais do que um festival que traz tendências de mercado. Ele é um agente transformador poderoso, que cria conexões entre ideias e ações, através das mentes mais brilhantes do mundo.

Estou me sentindo como no meu primeiro dia de aula – 35 anos atrás – com aquela expectativa de quem serão meus amigos e amigas, de como será a professora, do que vou aprender para contar quando chegar em casa?!

Só que hoje a “escola” é um dos maiores festivais de inovação do mundo, onde o que há de mais disruptivo em tecnologias e metodologias estará na lousa. Os novos amigos e amigas, professores e professoras, são muito mais do que parceiros de negócios e trocas de perspectivas nos palcos de palestras, são pessoas que buscam melhorar o mundo, que querem encontrar novas formas de fazer as coisas e, principalmente, querem gerar mudanças.

Eu quero.
Acredito que não existe inovação sem mudança!

Cá estou eu, com 30 abas abertas no navegador, escolhendo quais palestras vou assistir, quais reuniões vou agendar no Startup Village (a Mimo Live Sales, startup pioneira de Live Commerce na América Latina que cofundei em 2020, estará presente no evento marcando presença também) e qual será o roteiro do meu primeiro SXSW ao vivo e a cores. E ler as dicas de quem tem mais experiência no evento, está fazendo toda diferença nas escolhas do que farei enquanto estiver lá.

Sobre o que estou esperando do evento?! Ah, isso é fácil de responder! Quero aprender, quero trocar, quero poder mostrar que o Brasil é um pólo de criatividade e inovação no ecossistema de startups (já que empreender neste país não é para amadoras/es).

Nenhum aprendizado é unilateral, e já que terei que “devolver” o que aprender por lá de forma intensa, quero que seja apresentando a minha melhor versão. Por isso vou dividir com quem estará aqui no Brasil, cada primeira vez e descoberta. Pois sei o quão é importante essa troca para quem não consegue estar lá de corpo presente, mas vive a transformação e inovação todos os dias por aqui.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio