Publicidade

Como perceber o ponto de inflexão para o futuro

A Inteligência Artificial está alterando permanentemente a nossa percepção de realidade


14 de março de 2022 - 10h47

Crédito: Divulgação

Em uma das melhores palestras do SXSW, Amy Webb diz que prever o futuro é impossível. Mas estamos cheios de dados para poder interferir nele.

Hugh Forrest, diretor do SXSW, abriu a palestra de Amy Webb dizendo que gostaria de poder dizer que o SXSW a ajudou a construir sua marca e sua carreira. “Mas acho que a realidade é o oposto. Suas observações perspicazes com ideias sobre o futuro é que ajudaram a construir a marca SXSW”. Desse momento em diante é impossível deixar de ouvir o que Amy tem para nos dizer.

Amy se apresenta como futurista quantitativa, é professora na NYU Stern onde ensina a metodologia orientada por dados. Fundadora e CEO do The Future Today Institute, que dá consultoria para mais de 100 agências governamentais com o propósito de ajudá-los a liberar a capacidade de imaginar o futuro e, a partir daí, tomar decisões orientadas por propósitos.

Foi uma palestra alucinante. Ela é rápida e está um passo a frente do que todos veem pelo caminho, por isso suas previsões nem sempre são tranquilas. Ela falou sobre a expansão do uso da inteligência artificial e de como o exército americano está adiantado em pesquisas de vigilância; falou do metaverso, que tem sido presença marcante neste evento, e sobre engenharia genética, que também é um tema de tecnologia, mas polêmico.

Amy explorou o tema de seu relatório de tecnologia chamado “Re-percepção”. Apresentou uma imagem de um borrão, que era a foto de uma vaca em alto-contraste em fundo branco. À primeira vista é quase impossível detectá-la, mas assim que é vista ela estará sempre ali. Fez um exercício com o público e passou a usar essa imagem como referência de que os dados estão ali, você é que precisa olhar de outra forma.

“Re-percepção” é a essência da criatividade. “Re-percepção” é a essência da inovação e do empreendedorismo e indica a qualidade essencial de uma boa gestão. Ela diz que temos que avaliar os sinais de mudança. “Você precisa explorar os espaços em branco. Você tem que pensar sobre tendências e realmente procurar entender como elas vão moldar o futuro.” É quando a re-percepção nos ajuda a entender que não se trata de prever o futuro, algo que não podemos fazer, mas de como lidar com as ambiguidades e a incerteza para que possamos tomar melhores decisões no presente e, aí sim, explorar novos territórios.

Ela cita como exemplo a crise climática global. “Sabemos que se a temperatura global subir 2º, enfrentaremos consequências catastróficas em um cenário que tampouco existe hoje e para o qual não estaríamos preparados. Nós já temos esses dados, é um fato. Mas não estamos fazendo nada sobre isso.”

O vídeo com sua palestra está no YouTube (youtube.com/sxsw). Eu indico fortemente que você pare agora e ouça o que ela nos apresentou. É uma palestra rápida, de pouco mais de uma hora onde ela explora o tema Inteligência Artificial com atenção: “A Inteligência Artificial está alterando permanentemente a nossa percepção de realidade.”

Amy produz anualmente relatórios de tendências que viraram um hit no evento. Neste ano são 14 relatórios,um para cada setor, da tecnologia à ciência e estão todos liberados gratuitamente para download no site do SXSW. “Você precisa usar as tendências para ajudá-lo a ‘re-perceber’ o futuro. Para isso criamos cenários estratégicos que reúnem fatos e percepções que o ajudarão a influenciar o futuro para que ele não tome a iniciativa de simplesmente aparecer para você.”

A palestra foi instigante. Há uma riqueza de informação que não convém replicar aqui neste artigo, assista o vídeo e você não vai se arrepender.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio