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Estamos preparados para o futuro?

Exercer uma vida profissional dentro de plataformas imersivas e remunerada já é uma realidade para muitos dessa geração


14 de março de 2022 - 14h15

Crédito: Divulgação

O SXSW nos põe diante de uma série de questionamentos sobre caminhos que temos trilhado.  E, por isso, se torna um grande desafio analisar esse guia de conexões entre os diversos conteúdos e novos formatos abordados no festival. Entre minha seleção… Discovering the undiscovered, Built for the future We’re all connected, The evolving media landscape e The power of inclusivity.

Content Experience, Web3, Blockchain, ESG foram pautas que fizeram parte dos meus últimos dias. E estes painéis, que nos últimos anos eram bastante tímidos, hoje permeiam por todo o festival com salas lotadas e muitas filas.

O cenário mudou: 70% do ponto das interações com consumidores será baseado em novas tecnologias como AR, VR, XR e metaverso. Enquanto a tecnologia desempenha um papel importante nesse sentido, impulsionando as perspectivas das marcas, as estratégias inovadoras compartilham um ativo de marketing mais desafiador: o conteúdo.

Conteúdo de qualidade, envolvente e relevante, e que retem a atenção do público. Enquanto a inovação lidera a nova experiência do consumidor, o conteúdo é o verdadeiro fundamento da inovação na era da nova “economia da atenção. É necessário, portanto, recriar práticas que vêm perdendo a relevância frente às novas dinâmicas de criação e consumo de conteúdo.

A nova experiência do consumidor precisa ser adaptada para oferecer valor que retenha a atenção e a fidelidade do público. Os famosos “3 segundos” para reter e os demais para entreter, engajar e reter foram muito reforçados no painel Why Content Drives Custumer Experience Innovation. Content Experience, dizem por aqui, que será o “novo mantra”.

Metaverso soa como “piada” em alguns painéis, porém, ele estará presente, principalmente para a geração Z. No painel Gen Z, Metaverse and Future of Work, conduzido pela Hundo Carrers – empresa especializada em capacitar a nova geração – a cofundadora, Esther O’Callaghan, fala que, em sua última pesquisa com a Geração Z, 58% dos entrevistados disseram pensar em trabalhar no metaverso.

Exercer uma vida profissional dentro de plataformas imersivas e remunerada já é uma realidade para muitos dessa geração e isso só tende a crescer. Mas estamos prontos para isso? Como iremos orientar nossos filhos quanto a isso? As escolas atuais estão preparadas?

Elemento surpresa, pois não estava na programação, será o painel com Mark Zuckerberg, que falará como será esse “futuro”, as tecnologias e as oportunidades que o metaverso pode abrir para empresas, criadores e indivíduos em todo o mundo. Com certeza, será polêmico, afinal, muitos painéis questionaram o formato atual de atuação da plataforma, atualmente focada em publicidade e não nas experiências do usuário.

Enfim, com um cardápio tão extenso e esse universo de atrações de palestras e ativações, os dias estão pequenos por aqui. Mas não dá para ficar de fora do São Paulo Day no The Line Hotel, promovido pela InvestSP e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Serão 11 speakers brasileiros, em quatro painéis sobre diversos temas de economia criativa, além do Lounge – um espaço especial de encontro e networking para ficar por dentro do que está rolando no setor. Um orgulho gigante do nosso país!

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