Publicidade

O que você vê nesta figura?

Em uma das palestras mais aguardadas, Amy Webb nos ensina a treinar a nossa percepção para além do óbvio


14 de março de 2022 - 13h00

Crédito: Divulgação

Terceiro dia de SXSW e sinto que começamos a ficar mais seletivos. Diante de tantas coisas legais, estou escolhendo minhas batalhas de forma criteriosa, rs. Hoje, o dia começou com uma das grandes expectativas: a apresentação da Amy Webb, CEO da Future Today Institute e que, tradicionalmente, participa do evento apresentando as principais tech trends do ano.

Eu poderia trazer aqui as três big tech trends que ela abordou – Artificial Intelligence, Metaverse e Synthetic Biology – mas acho mais produtivo fazer uma reflexão em cima da principal mensagem que direcionou os reports deste ano. Até porque, todas as tendências estão reunidas numa pasta online que ela gentilmente dividiu com todos neste link: https://2022techtrends.com/SXSW (corre e baixa tudo, sério!).

Diante de uma plateia lotada, Amy começou o papo com um desafio. Nos convidou a olhar uma imagem abstrata, com elementos em preto e branco [imagem de referência neste post]. 

A audiência toda passou um tempo tentando entender o que era aquilo e em seguida, a revelação: a imagem é de uma vaca, mesmo que vocês não consigam percebê-la.  

Essa teoria chamada “Dallenbach’s Cow”, demonstra como a percepção é o conjunto de processos pelos quais reconhecemos, organizamos e damos sentido às informações e estímulos que recebemos.

A figura da vaca está escondida nos elementos visuais da imagem. O fato é que antes de reconhecer a figura como uma vaca, sentimos corretamente todos os aspectos da figura, mas ainda não conseguimos organizar as sensações para formar uma representação mental: “ah! É uma vaca”. Uma vez que você viu a vaca, você não consegue desver. Fato é que a partir desse momento, você mudou sua percepção. 

Alguns elementos nos levam a não perceber a vaca de imediato e um deles é que focamos no óbvio, nos pontos pretos, não nos espaços em branco. Não treinamos o olhar para perceber aquilo que está diante dos nossos olhos.

Diante dessa teoria, elas nos propõem que embarquemos no conteúdo sob o mote de “Re-perception”: capacidade de ver, ouvir ou enxergar algo novo nas informações que já existem. Perceber o que os outros não conseguem perceber.

De verdade, pra mim essa foi a melhor tangibilização pra algo que até já escrevi aqui anteriormente. Só vamos conseguir estar preparados para o novo se treinarmos nossa percepção para enxergar o não óbvio.

Como você treina o olhar para algo novo? Como você toma consciência e projeta cenários, mesmo antes deles acontecerem? Como olhar uma tendência e buscar uma perspectiva diferente e acionável?

Antes de nos apresentar a enxurrada de trends que estava por vir, ela nos fez esse convite: “Practice Re-Perception everyday. Look for the cow. [Pratique a re-percepção todos os dias. Procure pela vaca.]”.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio