Publicidade

Quem já confirmou presença no SXSW 2018

Melinda Gates, o astronauta da NASA Laland Melvin e Susan Wojcicki, CEO do YouTube, são alguns dos nomes confirmados

Karina Balan Julio
1 de fevereiro de 2018 - 17h50

Um dos eventos internacionais que têm ganhado atenção crescente dos brasileiros, o South by Southwest acontece entre 9 e 18 de março em Austin, no Texas (EUA). A organização do evento já anunciou os principais destaques de sua 25ª edição, e, a cada semana, são anunciados novos palestrantes e artistas. Confira alguns dos grandes nomes que vão estar em Austin durante as conferências Interactive, Film e Music.

Tecnologia

Mais focado em negócios e tecnologia, o SXSW Interactive terá palestrantes nas áreas de marketing, programação, design, futuro inteligente, startups, entre outros subtemas. Profissionais de destaque do Vale do Silício e de grandes empresas de tecnologia serão palestrantes e mentores do evento, entre eles Melinda Gates, ex-funcionária da Microsoft e cofundadora da Fundação Bill e Melinda Gates; o vice-presidente de software da Apple, Eddy Cue; o CEO da Dell, Michael Dell; a engenheira de software do Google Chen Shay; e o sócio da Microsoft Tim Allen, entre outros.

Assuntos quentes: as possibilidades da tecnologia quântica, as fronteiras entre a ficção científica e a realidade tecnológica, robôs e blockchain.

Melinda Gates, ex-funcionária da Microsoft e cofundadora da Fundação Bill e Melinda Gates. Fotos: Reprodução

Entretenimento e audiovisual

O SXSW Film é a parte do evento dedicada à indústria do audiovisual, tendências para filmes e séries e revelação de novos talentos e storytelling experimental. Esta seção do festival vai receber profissionais e artistas de peso como o diretor  vencedor do Oscar Barry Jenkins (Moonlight), a atriz e roteirista Lena Dunham (Girls); o diretor de Star Wars VIII: The Last Jedi, Rian Johnson; o produtor e diretor Spike Lee; o diretor Darren Aronofsky, (Cisne Negro e Mãe!); Lisa Joy, criadora de Westworld; e Kelley Dixon, roteirista de Breaking Bad.

Assuntos quentes: formatos e estruturas de roteiro para a geração mobile first, tendências de distribuição de conteúdo na era do binge watching e modelos de financiamento com novos players do mercado.

Barry Jenkins, diretor de Moonlight. Foto: Reprodução

Plataformas e veículos

As plataformas e veículos de comunicação estarão presentes em peso em diferentes sessões do SXSW. Susan Wojcicki, CEO do YouTube; Hieu Ho, executivo de desenvolvimento do BuzzFeed; Setfon Blom, líder de estratégia e conteúdo do Spotify, são apenas alguns dos palestrantes. Na área de notícias e negócios de jornalismo, profissionais como Nikole Hannah Jones, repórter investigativa do The New York Times, e  Ben Alamar, diretor de sports analytics da ESPN, estão entre os confirmados.

Assuntos quentes: o mundo dos podcasts, a criação de um ciclo de conteúdo real-time nas redes sociais, tendências para a televisão pós- TV a cabo, o jornalista humanoide com a chegada dos robôs.

Susan Wojcicki, CEO do YouTube. Foto: Reprodução

Música

Além do festival com apresentações de novas bandas e artistas que estão despontando na música, o SXSW terá programação exclusiva voltada para negócios de música. Estão confirmados palestrandes como Lyor Cohen, Global Head of Music no YouTube; Julien Benatar, engenheiro de software da Pandora; Konrad Dantas, dono do canal Kondzilla; Brooke Eplee, vice presidente de negócios da Vevo; e Ted Suh, head de licenciamento do Musical.ly.

Assuntos quentes: parcerias de artistas com marcas, desenvolvimento de estratégia junto aos fãs, a redefinição da carreira de um artista com a ajuda de dados.

Lyor Cohen, Global Head of Music no YouTube. Foto: Reprodução

Design

Dentro do SXSW Interactive, há um conjunto de palestras destinado ao design, com painéis com Jody Medich, diretora de design da Singularity University; Belmer Negrillo, líder de UX do Facebook; Dennis Sartorello, da Ford; e Jill Nusbaum, do Instagram.

Assuntos quentes:  a interferência da Inteligência Artificial no trabalho dos designers, como criar trabalhos que atravessam culturas para audiências globais; o impacto dos bots e interfaces interativas no design.

Jody Medich, diretora de design da Singularity University. Foto: Reprodução

Cidades, impacto social e saúde

O SXSW também tem  sessões dedicadas às cidades e mobilidade, saúde e iniciativas de impacto social. O prefeito de Londres, Sadiq Khan; o senador dos EUA Bernie Sanders; o ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger o diretor de healthcare da McKinsey, Dan Chuparkoff, ; o astronauta e engenheiro da NASA Laland Melvin; Nikhil Goel, do programa de aviação da Uber;  e Bryce Olson, diretor de marketing global da divisão de saúde da Intel, já estão confirmados no evento.

Assuntos quentes: táxis voadores; o futuro da medicina com a automação; a ciência e a ficção científica por traz da ideia de mortalidade; como a tecnologia está reconstruindo as cidades.

Laland Melvin, astronauta e engenheiro da NASA. Foto: Reprodução

Workplace

A programação voltada para tendências no ambiente de trabalho será parte da sessão Workplace, que já tem confirmados palestrantes como Chip Conley, consultor de liderança e hospitalidade do Airbnb; Marne Levice, COO do Instagram; Anirban Kundu, CTO do Evernote; Rachel Williams, head de diversidade e inclusão do Yelp, e Tom Ward, vice-presidente de operações digitais do Walmart.

Assuntos quentes: A era do trabalho sem idade; o impacto real da automação sobre a força de trabalho; a criação de uma cultura organizacional inclusiva.

Marne Levice, COO do Instagram. Foto: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio