Publicidade

Just because you can, doesn’t mean you should

Algumas tecnologias são tão fascinantes que não questionamos onde os dados coletados serão armazenados e o pior, quem são os avaliadores destes dados


12 de março de 2018 - 13h18

O layer ético sobre a tecnologia já desponta por aqui como um dos assuntos mais comentados. E ninguém melhor que Tanarra Schneider para colocar os pingos nos is e deixar toda uma platéia atenta em cada palavra que ela minunciosamente pronuncia com muita propriedade.

Tanarra está a frente da Fjord Trends, uma empresa de tendências que faz um trabalho fascinante colocando um “alerta” ético sobre cada tendência apresentada.

Algumas tecnologias são tão fascinantes que não questionamos onde os dados coletados serão armazenados e o pior, quem são os avaliadores destes dados. O Amazon Alexa é um destes casos de inteligência artificial que cairam rapidamente no coração das pessoas que sonhavam com um assistente pessoal que “te ajuda” em muitas tarefas exigindo somente o fornecimento de suas informações e hábitos… somente…

E esta evolução da quebra das interfaces integradas aos espaços privados habitados torna ainda mais complicada a criação de algumas barreiras saudáveis que devíamos estabelecer desde sempre. E talvez mudarmos nosso mindset sobre privado.

E existe equilíbrio ou já perdermos essa batalha? Talvez.

Se deixarmos as máquinas atuarem onde os humanos falham e deixarmos os humanos fazerem o que nenhuma máquina é capaz, talvez tenhamos ai uma formula de equilibro mais saudável e menos aterrorizante para o nosso futuro de amanhã, aqui no caso amanhã mesmo.

Se somos tão mais espertos hoje precisamos mostrar isso na nossa definição destes espaços. É preciso no mínimo pensar que a câmera do celular com face recognition pode sim estar ligada com as milhares de câmeras por onde quer que estivermos, nos espelhos inteligentes que já estão bombando por ai fornecendo todos os dados sobre sua saúde por exemplo e por ai vai, e vai rápido, bem rápido.

Estamos cada vez menos acreditando em instituições devido a falta de transparência mas ao mesmo tempo entregando tudo para novas mãos e é preciso questionar e escolher para parar ou continuar. Agir agora, focar na confiança e considerar impactos.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio