Publicidade

Quatro tendências tecnológicas que vão moldar nosso cotidiano

Trabalho, blockchain, mobilidade e realidade estendida vão nortear o festival


1 de março de 2019 - 21h23

Há uma semana do SXSW (South by Southwest), a expectativa para essa edição está alta. Especialmente porque entram em discussão temas importantes que devem impactar nosso futuro nos próximos cinco anos. Diante da diversidade de conteúdos interessantes que serão compartilhados nos dez dias de evento, destaco aqui as principais tendências para quem, assim como eu, é apaixonado por tecnologia. As inovações vão desde a forma como os empregos no futuro estão sendo remodelados até como iremos interagir em diferentes realidades no nosso cotidiano.

(Crédito: Lukas/Unsplash)

Quando se fala em automação do trabalho, muitos temem pelas funções que devem deixar de existir no futuro. Como um dos principais temas do evento, o festival trará para discussão a questão trabalhista, sob a influência da robótica e inteligência artificial, mas não se limitando apenas às funções que devem desaparecer no futuro. Muitas novas posições devem surgir ao passo que as novas tecnologias trarão também novas oportunidades.

Outra tecnologia que continua em destaque nesta edição é o blockchain. Agora, o desafio será discutir qual responsabilidade essa tecnologia assume na nova era digital. Existe uma crença de que o blockchain será responsável por mudar a infraestrutura digital da internet. Para o futuro, resta desvendar o impacto desse código fonte nas nossas experiências online cotidianas e entender como ele está sendo adotado para facilitar e desburocratizar as regulamentações de transações online.

Em relação aos meios de transportes nas grandes cidades, crescem as opções de locomoção, que vão desde os patinetes elétricos até as bicicletas, scooters e carros compartilhados. Para essa edição do SXSW fica a pergunta: como criar regulamentações eficazes que colaborem para o uso coletivo e pacífico desses meios de transporte? E ainda, quais seriam os novos modelos que ainda vão surgir para ajudar na mobilidade, aliviando o congestionamento nas grandes cidades?

Ainda no que tange a mobilidade, outra tendência é apontada como uma das tecnologias que mais devem transformar a forma como interagimos com o mundo digital a partir do plano físico: a realidade estendida (XR). Considerado um conceito que abrange as principais tecnologias imersivas – virtual (VR), aumentada (AR), e mista (MR), o XR promete revolucionar o mundo dos esportes, promover o bem social e mudar o modo como nos comunicamos.

E no âmbito das questões sobre o uso e consumo de plataformas digitais, o festival traz para os palcos temas que abordam como todas as interações tecnológicas nos tornaram dependentes, mas também desconfiados sobre a segurança dos dados e informações que concedemos diariamente aos serviços digitais que utilizamos.

Essa é uma pincelada do que se espera como principais tecnologias que vão pautar debates e palestras nos próximos dez dias de festival, que também inclui cinema e música. Com dezenas de apresentações e interações acontecendo ao mesmo tempo, fica mais fácil filtrar pelos principais temas para ter uma boa organização e acompanhar os conteúdos presencialmente, em Austin, ou aqui do Brasil mesmo, pelo canal Youtube do evento, que libera transmissões ao vivo.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

Patrocínio