Publicidade

Desembarcando em mais uma edição

Evento em Austin traz intensa programação com grandes pensadores, sob medida para provocar reflexões e transformações


8 de março de 2019 - 16h07

Um lugar onde o inesperado é esperado. A frase da revista norte-americana AdWeek define com curiosa precisão o SXSW – South by Southwest, mega evento que começa hoje e transforma a cidade de Austin, no Texas, na chamada “meca da criatividade” nas próximas duas semanas. Prestes a desembarcar para acompanhar pela terceira vez mais uma edição do festival, tenho essa familiar sensação: tudo ali será inovador e, por consequência, inquietante, provocador e estranho – mas o estranho aqui, faz parte da paisagem.

Mais do que apenas um conceito comercial, presente no slogan informal Keep Austin Weird (em tradução livre, Mantenha Austin Estranha), adotado pela população local para defender seu perfil cultural, ou no divertido passeio turístico por casas estranhas, é um convite para rever conceitos, sair da zona de conforto e exercitar um novo olhar. Um estranhamento saudável, capaz de mudar nossa percepção sobre a vida, a comunicação, a indústria, a arte, abrindo espaço para novas ideias e causas. Seja qual for o seu interesse entre os cinco temas principais – música, filmes, comédia, gaming e interatividade – o SXSW não decepciona.

A programação acontece simultaneamente em vários pontos diferentes da cidade, com mais de duas mil palestras, apresentações musicais, estreias, exposições e experiências, com 25 sugestões de rotas diferentes para seguir, de acordo com o que mais impulsiona o visitante naquele momento. Tem de tudo. Apenas no SXSW você pode transitar entre temas, artistas e pensadores tão diversos como a atriz Jodie Foster, o cientista ganhador do Prêmio Nobel 2018 James Allison, a top model plus size Ashley Graham, o Chief Content Officer do Spotify Dawn Ostroff, o presidente da NBC News Noah Oppenheim, o CEO do Buzzfeed Jonah Peretti e a empreendedora Avni Singh, fundadora da Girl Aliance, empresa dedicada a auxiliar adolescentes a identificar e combater o assédio sexual online.

Alcançando mais de 400 mil participantes no ano passado, o SXSW é também oportunidade de vivenciar interação, networking, identificação, coletividade. Há espaços como o Refresh Food and Tech, patrocinado pelo Google, com experiências gastronômicas bem diferentes das tradicionais aulas de culinária, onde o mote é debater como a Inteligência Artificial está transformando toda a cadeia de produção de alimentos. E existem encontros temáticos como o SXSW Women in Digital Rally, que reúne mulheres que atuam na indústria de tecnologia para a troca de conhecimentos e empoderamento conjunto. Fica fácil encontrar seus pares entre gente de todo o mundo na mesma sintonia.

Nos próximos dias, dividirei com vocês tudo de mais interessante, diferente, transformador e inspirador que encontrar nessa minha nova e instigante jornada. São muitas ações, muitos assuntos e vertentes sim, mas como comprovei nas últimas edições, todos esses universos estão interligados de alguma forma. É a evolução social em estado bruto, mudando o ritmo e a forma de entender o mundo, tirando tudo do lugar para reconstruir de um jeito mais sustentável e muito melhor. Essa é a beleza do SXSW e de Austin, estranha a seu modo e, exatamente por isso, incrível.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

Patrocínio