Meio&Mensagem
Publicidade

“Ter o espírito da ignorância é a melhor forma de vir ao SXSW”

Mais de 40 profissionais do Grupo Globo estão em Austin. Como explica Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo, é a primeira vez que a empresa visita o festival de forma integrada

Luiz Gustavo Pacete
8 de março de 2019 - 10h00

Sérgio Valente (Crédito: Divulgação)

Globo, Globosat e Editora Globo não são novatas no SXSW. Há alguns anos, o festival já é destino de vários profissionais dessas empresas. Nesta edição, no entanto, o SXSW terá um peso diferente para cada uma delas. Em processo de unificação, o Grupo Globo terá, pela primeira vez, presença integrada, como um grupo, de fato. Como explica Sérgio Valente, diretor de comunicação da Globo, mais de 40 profissionais do grupo estão em Austin das empresas Globo, Globosat, Editora Globo, Globo.com, Globoplay e Som Livre.

O projeto completo conta com algumas ações: o Upload, realizado antes do SXSW, ainda no Brasil, para a apresentação dos temas e mesas que precisam estar na agenda dos participantes. E, durante o festival, um grupo de Whatsapp com todos os brasileiros que estiverem em Austin para o compartilhamento de informações e conteúdos em tempo real, com curadoria de Fernando Luna, diretor editorial da Editora Globo. “E para que essa troca não fique apenas no mundo virtual, na volta, um novo evento, o Download, vai dividir experiências, insights, percepções e colocar em discussão de que forma o que traremos do festival pode ser usado para o desenvolvimento do mercado no Brasil”, diz Sérgio.

“Todo mundo que vai para um evento como o SXSW pensando em implementar um negócio está fazendo a trajetória errada. Você tem que ir para um evento desse para abrir a cabeça e, com isso, descobrir novos negócios, novas formas de fazer.”

 

Ele reforça que o SXSW é o evento em que buscar temas fora de sua área de atuação não é um problema, pelo contrário, é a oportunidade de explorar outras vivências. “Tudo que movimenta a vida, emociona e entretém as pessoas é importante para a gente”, afirma.

M&M – O que levou o Grupo a transformar a participação no SXSW em algo institucional?
Sérgio Valente – Pessoas de diferentes equipes das empresas Globo sempre participaram dos festivais e, na volta, dividiam suas experiências e aprendizados. No ano passado, percebemos que desse movimento espontâneo poderia nascer algo maior, mais estruturado, e foi assim que Globo, Globosat, Editora Globo, Globo.com, Globoplay e Som Livre se uniram para aproveitar da melhor maneira possível essa experiência, inclusive com a possibilidade de compartilhar com nossos parceiros de mercado. Para isso, e lembrando que o SXSW não é apenas um festival, mais sim seis festivais que acontecem ao mesmo tempo, resolvemos juntar um monte de gente nossa, para dar dicas do que vai bombar, do que as pessoas que estiverem em Austin não podem perder.

“Queremos estabelecer essa conexão, promover a discussão e, em parceria, trazer inovação para a indústria criativa no Brasil.”

 

M&M – E como fazer a gestão desse grupo em um evento caótico por natureza?
Valente – O objetivo é tentar diminuir um pouco o Fear of Missing Out e contribuir para que todos, profissionais das empresas Globo e representantes do mercado, voltemos do SXSW um pouco mais preparados para seguir movimentando o mercado brasileiro. Essa participação é, na verdade, um convite para seguirmos inovando, aprendendo e compartilhando. Sempre juntos.

M&M – Que tipo de contribuição esses profissionais podem dar na volta para suas respectivas empresas?
Valente – Todo mundo que vai para um evento como o SXSW pensando em implementar um negócio está fazendo a trajetória errada. Você tem que ir para um evento desse para abrir a cabeça e, com isso, descobrir novos negócios, novas formas de fazer o que já era feito. O que vai surgir desse movimento eu não sei. Mas de um lugar onde já surgiu tanta coisa legal, certamente voltaremos com inspiração para algo bacana ser criado. Ir com o espírito desmontado, com o espírito da ignorância é a melhor forma de aproveitar o SXSW e voltar de lá recheados de ideias para, ai sim, aplicar nos negócios. E nossa turma é grande, devemos contar com mais ou menos 45 pessoas de diferentes áreas e empresas Globo. Profissionais com diferentes experiências, diversos olhares e que irão contribuir não apenas com suas empresas, mas com o mercado como um todo. E essa é a beleza deste projeto. Queremos estabelecer essa conexão, promover a discussão e, em parceria, trazer inovação para a indústria criativa no Brasil.

“Ir com o espírito desmontado, com o espírito da ignorância é a melhor forma de aproveitar o SXSW e voltar de lá recheados de ideias”

 

M&M – Quais são as tendências e discussões presentes no SXSW que são importantes para os negócios do Grupo?
Valente – Tudo que movimenta a vida, emociona e entretém as pessoas é importante para a gente. Assim, praticamente todos os 25 tracks de conteúdo do SXSW têm informações importantes para a atuação das empresas. Para o evento Upload, por exemplo, fizemos um recorte focado em painéis de Indústria de TV e Filme, Empreendedorismo e Startups, Brand e Marketing, Saúde e Canabis, Estilo e Varejo, Indústria da Tecnologia, Fazendo Música e Marketing, Futuro do Trabalho, Esportes, Influenciadores, Impacto Social e Global e Narrativas Experimentais e Jornalismo. Já para o Download, pode ser que tenhamos outros tracks que mereçam ser destacados.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Globo

  • Grupo Globo

  • inovacao

  • negocios

  • Sérgio Valente

  • TV

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio

Mobile Partner