Publicidade

O que esperar do SXSW 2019?

Há quem esteja a procura de boas discussões e predições sobre o futuro, queira aprender com cases de sucesso e aqueles que procuram mais networking, festa e diversão


9 de março de 2019 - 9h40

Muitas pessoas buscam a grande onda de informação que o evento traz. Há quem esteja a procura de boas discussões e predições sobre o futuro. Tem quem queira aprender com cases de sucesso e também com cases que não deram certo. E aqueles que procuram mais networking, festa e diversão.

Tudo isso faz parte desse grande evento.

Tive a oportunidade de participar do SXSW nos últimos anos e percebi o quanto muitas pessoas terminam o evento muito inspiradas, mas também sem saber por onde começar a aplicar o que aprenderam depois de tanta informação.

Então, se você está participando do SXSW pela primeira vez, aqui vão algumas dicas para você aproveitar o evento e também esse período de inspiração que vem depois dele:

· Tenha uma pré-programação, mas esteja aberto a curtir momentos de descoberta que vão surgir por acaso. Nem sempre você vai conseguir acessar diretamente o evento ou ativação que você programou para aquela hora. Esteja aberto a descobrir as salas e as possibilidades do evento nesses momentos. Alguns dos conteúdos mais legais que eu tive acesso no SXSW surgiram nestes momentos de sair a procura de um painel para substituir um que eu tinha programado e não consegui acessar. O evento é propício para a descobrir o novo também nesse sentido.

· Faça notas que você possa facilmente acessar no futuro. Tenha consciência que os painéis e keynotes serão muito mais um ponto de partida para coisas que você vai pesquisar e aprofundar depois. Muitas pessoas se frustram com a falta de profundidade de alguns eventos que escolhem participar. Sempre procuro pensar neles como um ponto de partida de algo que vou precisar estudar melhor depois. Mais importante do que anotar todo o conteúdo que os palestrantes estão trazendo é anotar insights e ideias que você vai ter em cima daquilo está sendo discutido. Faça isso.

Costumo fazer anotações em aplicativos direto no computador ou celular durante as falas. Também ajuda bastante gravar o áudio do evento e tirar as fotos de slides que você ache realmente úteis caso você queira acessar depois. Algumas aplicações como o Evernote, possibilitam que o áudio e as fotos sejam arquivados junto com as notas de texto. No final do evento você terá um arquivo bem completo da experiência.

· Crie e estabeleça algumas metas possíveis em cima do que você aprendeu e as coloque em prática. Pouco provável que depois de assistir uma palestra sobre turismo espacial você vá querer imediatamente empreender nesse setor, certo? Mas reflita sobre a relevância e o impacto das ideias presentes naquilo que você ouviu. Quais os insights que as discussões presentes naquele painel despertaram em você? Talvez você não seja o próximo Elon Musk, mas você pode adquirir uma postura mais empreendedora e buscar responder perguntas para problemas que ainda nem existem no seu segmento, por exemplo. Ou propor criar algumas rotinas mais colaborativas no seu ambiente de trabalho. Quem sabe ler um livro sobre blockchain?

· Esteja tranquilo com o fato que você (e todos nós) temos muito o que aprender. Muito importante não se deixar levar pela sensação do “eu não sei absolutamente nada sobre computação quântica!”, ou então, “não fazia ideia que já existem países discutindo os direitos dos robôs”. Os melhores momentos do SXSW são aqueles onde a gente se depara com um universo completamente novo de assuntos e tópicos que nem fazíamos ideia da existência. Estabeleça algum tempo para estudar mais sobre essas descobertas nas próximas semanas. Reflita sobre os impactos desses tópicos sobre a sua comunidade.

Importante lembrar que mesmo as grandes ideias já são consideradas commodities. Todo mundo está cheio delas. O diferencial de verdade está no poder de execução. Os 99% a desenvolver desde o momento da ideação até um projeto sair do papel é o verdadeiro trabalho duro. Colocar energia em vencer o medo de ir adiante sem ter a certeza de que dará certo. Deixar de lado a vaidade que nos impede de testar sem a certeza de que estamos revolucionando o segmento com a nossa empreitada. Fazer. Testar. Refazer.

A inovação segue movida pelas já gastas expressões da família do “falhar rápido” e do “feito é melhor que perfeito”. Espero que o SXSW desperte em você a vontade de aprender sobre coisas inimagináveis e também de tirar várias ideias do papel. Sem medo de errar.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

Patrocínio