Meio&Mensagem
Publicidade

Design, storytelling e branding cabem em um par de tênis

Considerado um guru do designer moderno, Tinker Hatfield, da Nike, mostrou que engajamento não depende de tecnologia apenas, mas de muito humor criativo

Luiz Gustavo Pacete
11 de março de 2019 - 6h00

Tinker Hatfield

“Ele atendeu ao telefone e eu disse: Spike, aqui é o Tinker Hatfield e ele gritou: Hatfield, a lenda?”. Foi desta forma que Tinker Hatfield, responsável pela criação do Air Jordan e designer da Nike contou como foi sua aproximação com Spike Lee para o modelo desenvolvido para que o diretor utilizasse na noite do Oscar, em fevereiro. Em entrevista a Scott Dadich, designer cocriador da série The Art of Design, da Netflix, Tinker falou um pouco de seu processo criativo.

“O design ajudou a melhorar a vida de milhares de atletas, mas o design é sobre resolver problemas, e o que mais temos para resolver atualmente, são problemas”, afirmou. Ele se considera privilegiado por ter, após escolhido por arquitetura, traçado o caminho que o levou até a Nike. Hatfield ressaltou que a base de seu processo criativo é transformar projetos chatos e burocráticos em experiências e histórias.

Segundo ele, design, storytelling, branding, todos esses elementos se fundem em algo maior chamado experiência. “Da época que eu comecei desenhar até hoje, e isso não mudou, o objetivo tem que ser buscar entregar aquilo que as pessoas amam, e é isso que diferencia o design, quando ele é orientado para fazer alguém se sentir melhor”, disse.

E foi dessa maneira, buscando impressionar, que Tinker aplicou o que sabe fazer melhor à sua apresentação no SXSW. Ao entrar no palco, calçado com um de seus modelos, ele segurava uma sacola. Em determinado momento, ele tirou os tênis e ficou de meia. Alguns minutos depois tirou um novo par de sapatos da sacola e saiu em direção à plateia para presentear alguém com o primeiro par reforçando que o design é muito mais do que se causa sobre o que se vê ou o que se toca.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Branding

  • Design

  • inovacao

  • NIke

  • Tinker Hatfield

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio

Mobile Partner