Meio&Mensagem
Publicidade

“O futuro das cidades depende da mobilidade”

Stella Brant, diretora de marketing da 99, e uma das palestrantes do SXSW, reforça que a discussão sobre o tema é global e um dos maiores desafios atuais das cidades

Luiz Gustavo Pacete
11 de março de 2019 - 6h02

 

Stella Brant: “o ecossistema brasileiro já mostrou seu valor” (Crédito: Arthur Nobre)

As centenas de patinetes, bikes e scooters pelas ruas de Austin foram um prato cheio para Stella Brant, diretora de marketing da 99, já que ela veio para o SXSW justamente com o olhar para a mobilidade. Stella participou de um painel neste domingo, 10, sobre o potencial do ecossistema brasileiro de startups que, segundo ela, já provou seu valor. Para Stella, a mobilidade será vital para o futuro das grandes cidades. “Hoje, mais de 70% das viagens da 99Pop começam ou terminam em bairros periféricos e, em grande maioria, conectam com estações de trem e metrô”, afirma.

Meio & Mensagem – Na Casa Brasil você falou sobre o potencial do ecossistema brasileiro de startups. Na sua visão, quais são nossos pontos fortes e quais os desafios?
Stella Brant – O ecossistema brasileiro já provou o seu valor e atratividade internacional. Somente em 2018, cinco empresas brasileiras alcançaram o status de unicórnio, a 99 entre elas. O mercado de startups cresce ao menos 20% ao ano e há uma estimativa de que já são 6 mil empresas nesse formato. O fato de estarmos em um dos principais espaços da feira para mostrar nossa experiência no mercado de tecnologia e mobilidade é um grande reconhecimento. E acho que chegamos aqui justamente porque brasileiros são especialistas em conexão humana, um entendimento singular de que a tecnologia está a serviço das pessoas: high tech, high touch.

 

“A mobilidade urbana é um dos maiores desafios do século XXI e impacta em diversas esferas da vida humana”

 

M&M – Dentro do SXSW, o tema mobilidade está mais presente do que nunca, principalmente nas ruas. O que está em seu radar em relação a esse assunto?
Stella – Mobilidade não é somente um dos temas quentes do SXSW, mas é parte da discussão mundial que envolve o futuro das cidades. Aqui no festival tentei mesclar palestras variadas, como sobre inteligência artificial para cidades inteligentes, micromobilidade – ou como os patinetes invadiram as cidades pelo mundo, economia compartilhada e como a colaboração entre as esferas pública e privada podem mudar a experiência do cidadão. Também assisti a um debate super inspirador sobre carros autônomos, com o CEO da Aurora Innovation, Chris Urmson, e o jornalista britânico Malcolm Gladwell; além e um painel sobre Smart Cities e o futuro do empreendedorismo, com o prefeito de Columbia e representantes da GPS Alliance e da T-Mobile.

M&M – Quais os maiores desafios do Brasil em termos de mobilidade? Nas grandes cidades, por exemplo, estamos começando a discutir a coexistência de bikes, patinetes e outros meios. O que é mais urgente nessa discussão?
Stella – A mobilidade urbana é um dos maiores desafios do século XXI e impacta em diversas esferas da vida humana. O trajeto da casa para o trabalho, por exemplo, pode levar mais de três horas por dia, fazendo com o que os cidadãos beirem a exaustão com essa jornada. Então, precisamos focar nossos esforços para garantir um serviço mais acessível e seguro, para que mais pessoas possam ter tempo e energia para o que interessa. Hoje, mais de 70% das viagens da 99Pop começam ou terminam em bairros periféricos e, em grande maioria, conectam com estações de trem e metrô. Pensar mobilidade e micromobilidade é ajudar o passageiro na chamada última milha, o trecho final de sua jornada e em que há mais dificuldade de ser suprido com o transporte público.

 

“Mobilidade não é somente um dos temas quentes do SXSW, mas é parte da discussão mundial que envolve o futuro das cidades”

 

M&M – De que maneira o marketing pode contribuir para discussões como essas e de que maneira é possível inovar na maneira de se comunicar?
Stella – O marketing tem o papel de abrir espaço para discussão e educar as pessoas sobre como internalizar um novo serviço ou produto em seu dia a dia. Na emergente economia compartilhada, essa missão é ainda mais significativa, já que estamos todos aprendendo a lidar com novas tecnologias que mudam para sempre nossa forma de viver.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • 99

  • Micromobilidade

  • Mobilidade

  • Transporte

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio

Mobile Partner