Publicidade

E no 4º dia fez-se a luz

Curadoria é a chave para a confiança


12 de março de 2019 - 19h38

(Crédito: Rohan Makhecha/Unsplash)

Não, eu não quero desafiar o maior best seller da história da humanidade. Mas como aqui em Austin nada é exatamente dentro do padrão, a minha luz fez-se no quarto dia (meu quarto dia aqui e quinto dia do festival, para ser mais específico). Explico porquê:

Na apresentação que assisti hoje, do escritor Neil Pasricha sobre como construir confiança nesses tempos de tanta desconfiança, ele trouxe a seguinte reflexão: finito > infinito.

E o que ele quis dizer com isso é que tudo o que é limitado nos inspira mais confiança e segurança do que aquilo que é ilimitado. Que, de maneira geral, acreditamos mais na qualidade de um determinado prato de um restaurante quando ele serve apenas cinco pratos diferentes do que quando ele serve 50, por exemplo. Quanto mais limitadas forem as opções, mais confiáveis elas parecem.

Ele sintetizou seu raciocínio com a seguinte frase: “Em uma era de escolhas infinitas, o valor da curadoria dispara”.

E aí veio o meu momento “UAU”. Isso é exatamente o que acontece aqui no South by Southwest! As opções são quase ilimitadas e, quando abrimos o app SXSW Go e começamos a passar o dedo para ver o que tem, o conteúdo parece infinito. A cada hora centenas de coisas estão acontecendo e nunca temos a certeza se a escolha que fizemos foi a melhor. Não existe uma solução mágica para essa questão, então a minha sugestão é diminuir as opções ou relaxar. Muitos já escreveram sobre essa loucura por aqui, mas gostei muito da luz que a apresentação do Neil me trouxe.

Mas a apresentação trouxe ainda mais duas lições que vale compartilhar. A próxima e talvez mais empírica das três é: humano > algoritmo.

Basicamente, quer dizer que as pessoas geralmente preferem contatos com humanos do que com bots. Acho que de maneira geral é isso mesmo, desde que o humano substantivo também seja humano adjetivo. Caso contrário, tenho minhas dúvidas.

E, finalmente, ele trouxe a terceira, também bastante inspiradora: Go all in. Show all in. Ele sintetiza: quanto mais fichas você colocar na mesa, mais cara sua mão será comprada. Autoconfiança é tudo para inspirar confiança.

A apresentação terminou com a participação de Frank Warren, fundador do site Postsecrets, um site que publica segredos escritos em cartões postais que são enviados a ele pelo correio. Para quem não conhece, vale a pena acessar postsecret.com para entender como algo tão simples possibilitou a ele ajudar e ganhar a confiança de tanta gente desconhecida.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

Patrocínio