Publicidade

SXSW rizoma criativo

Inteligência Artificial pode ser ferramenta agregadora de apoio e criação, mas nada substitui o face to face, heart to heart


12 de março de 2019 - 16h30

(Crédito: Rawpixel.com/ Pexels)

Essa é minha segunda vez no festival e este ano já consigo administrar melhor o FOMO. O planejamento é fundamental, mas se entregar ao acaso é permitir que a intuição mantenha a criatividade em movimento.

A programação é rica em diversidade de temas e perfis e, o calor da sala varia muito conforme a generosidade do palestrante. Importante estar atento ao fato de que em meio à tantas discussões sobre AI e tecnologias que cada vez mais coletam dados para automatizações de processos e isso gera uma sensação de falta de controle, o que mais nos inspira e emociona nas palestras é justamente o aspecto humano de como cada um expõe generosamente seu ponto de vista, compartilha sua experiência de maneira viva e ao vivo.

Quanto mais a tecnologia avança, mais o contato ao vivo entre seres humanos se torna mais importante. Afinal, o AI vai evoluir muito e nos permitir fazer coisas inimagináveis. Mas nunca vai conseguir escrever o Livro do Desassossego. Ou compor Como Nossos Pais. As obras primas que nos emocionam são fruto muito mais de erros e inquietudes humanas do que dos acertos e algoritmos de uma máquina.

Portanto, estar presente, interagir e trocar informações, ideias e desejos são, pra mim, o ponto forte do festival. Sobre o conteúdo de cada palestra e dados informativos, podemos acompanhar pelos podcast no próprio site do evento. Mas acho importante pontuar o quanto é ainda fundamental para a criatividade o poder do encontro, da troca e da percepção  sensível do que ocorre ao nosso redor. Isto é um dos pontos importantes que devemos levar de volta na mala: insights sobre autenticidade e generosidade responsável – e que a Inteligência Artificial seja ferramenta agregadora de apoio e criação, mas nada substitui o face to face, heart to heart.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

Patrocínio