Publicidade

Cinco dicas para fazer o SXSW durar o ano todo

Apresentações dos keynotes no YouTube, livros escritos pelos palestrantes, o aplicativo Otter e outros recursos pra quem foi e pra quem não foi ao festival


17 de março de 2019 - 17h11

Acha que a maratona acabou? Que nada. Na verdade, só começou. Agora é hora de respirar, absorver as referências, voltar pra rotina e aplicar o que aprendemos. A experiência do SXSW pode durar o ano todo, se aproveitarmos a curadoria de tendências feita pelo festival. Palestras simultâneas acontecendo em diversos pontos da cidade, shows, filmes e ativações – mesmo quem estava aqui não conseguiu ver nem 10% do conteúdo apresentado.

Então, como ter acesso ao que você não viu? Seguem 5 dicas.

1) Pra começar, no YouTube do SXSW estão disponíveis várias palestras, especialmente as mais concorridas, que aconteciam no Ballroom D. Nem tentei ir lá esse ano. Vou ver nos próximos meses. Os canais do SXSW no SoundCloud e Audible também valem uma visita.

2) Dá pra acompanhar também a cobertura do Meio e Mensagem e de seus 70 colaboradores. Aproveite pra ler matérias de áreas não relacionadas a sua também. Com um panorama maior, você pode ter mais insights.

3) Outra forma de fazer o festival durar até 2020 é procurar livros que estavam disponíveis na livraria do SXSX. Muitos palestrantes baseiam suas palestras nos livros que escreveram. Nada melhor que ler o material original e completo. Confira no site do festival os “book readings and signings”, escolha seus próximos livros e encomende-os pela Amazon. Chega na sua casa no Brasil. No ano passado comprei alguns livros e estou lendo até hoje.

4) Mais uma novidade esse ano foi o grupo formado no Otter. O Cleber Paradela já havia me falado desse app, mas nunca tinha experimentado. É ótimo. Transcreve as apresentações. Você consegue montar grupos e ter acesso ao conteúdo de várias palestras. Mais uma ferramenta de compartilhamento usada aqui no SXSW. Converse com algum participante do grupo.

5) Por último, frequente os festivais brasileiros. Sim, temos muitos festivais incríveis no Brasil. Representantes de vários deles vêm aqui pra buscar inspiração. Coloque na sua agenda: Innovation Week, Rio2C (com participação do Meio e Mensagem – encerrando o projeto “100 dias de inovação”), Pixel Show, Campus Party, Path, HackTown, Hyper Festival Brazil, Festival Curta Brasília, Festival de Interatividade e Comunicação (FIC) e CCXP – só pra citar alguns.

Tem mais alguma dica pra sugerir? Compartilhe aqui.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

Patrocínio