Publicidade

Oito coisas que eu deveria saber sobre o SXSW

Tem coisas que todo mundo repete algumas vezes e tem coisas que ninguém te fala


18 de março de 2019 - 16h43

O festival é estonteante. No primeiro dia, você já está imerso em uma cultura diferente, tem a sua atenção sendo disputada a todo momento e está sofrendo do famoso Fear of Missing Out. É hora de acostumar-se com tudo isso para aproveitar o Festival da melhor forma possível.

(Crédito: Carlos Delgado/Unsplash)

Durante os dias de evento, fui anotando algumas coisas que fizeram a diferença na forma com que eu aproveitei e absorvi os acontecimentos em Austin. A ideia é ajudar aqueles que se animaram com o Festival esse ano e pretendem participar nos anos seguintes. Vamos lá:

1. Além das palestras, existem outras duas coisas que você não pode perder
Fora do Brasil temos um lema: sob hipótese alguma perca o seu passaporte. Até tem jeito de resolver, mas não sem uma dor de cabeça antes. Pois é. Em Austin, precisei adicionar mais um item na lista dos “não-perdíveis”: a badge do evento (o crachá que você recebe no primeiro dia). Perder a badge é um ato sem volta e significa ter que comprar uma badge nova (no preço cheio), por mais conservador que isso soe para o Festival, está lá na lista de regras. Cuidado.

2. Prepare-se pra expandir o universo musical
O Festival de Música do SXSW tem agendas específicas e todo um circuito de shows e festas. A maioria dos nomes são desconhecidos e é aí que está a graça. Apenas na primeira noite anotei cinco bandas que fomos descobrindo aqui por Austin ou de indicações de amigos de anos anteriores. Eu sabia que era grande o movimento musical, mas não esperava essa efervescência sonora. Vale muito a pena para conhecer novos artistas e até novos estilos musicais. A parte de música é muito cultuada aqui e tem muitos artistas esquisitões e talentosos da cena alternativa.

3. Para aprender sobre comunicação, assista palestras de outras áreas fora do seu dia a dia
Logo que cheguei já me deram essa dica e, sinceramente, acho que foi uma das melhores que recebi! Com o passar dos dias, se você continua indo em palestras do mesmo tema, começa a perceber que algumas informações e ideias essenciais se repetem. Claro que tem coisas novas em cada fala, em cada opinião, mas o tempo pode ser melhor aproveitado saindo da zona de conforto e avaliando outras indústrias, ouvindo outras perspectivas e entendendo o que você consegue importar para a sua realidade de trabalho. Aqui, além de palestras sobre comunicação, existem muitos fóruns de outras áreas, além dos circuitos de música e filmes.

4. O impulso econômico do SXSW
Os atendentes do SXSW são apenas alguns dos que vêm para Austin na semana do Festival. O movimento do evento chacoalha a economia da cidade e eventos paralelos surgem fora da agenda oficial: são 75 mil pessoas indo para o Festival mais outras milhares que não têm entradas para o SXSW, mas vão aos eventos paralelos. O impacto na economia em 2018 foi de 350 milhões de dólares (fonte oficial do evento). Com isso, espere bares e restaurantes agitados, ruas lotadas e preços condizentes a isso.

5. America meets in Austin
Cheguei em Austin em um voo vindo de Nova York. Foi o bastante para sentir a importância nacional que o Festival tem: o avião estava repleto de pessoas trabalhando em seus computadores, alguns inclusive ensaiando suas palestras, e o sentimento geral era de que todos estavam indo para o Texas pelo Festival. Me senti em um voo de networking em que todos se conheciam. Muita gente se encontrou ali e engajou num papo profissional. Além disso, o SXSW tem uma importância cultural grande para a cena musical e cinematográfica alternativa americana: muitas premières e shows exclusivos acontecem por lá; mais um motivo para a presença americana no Festival.

6. Tenha o plano A, o B e o C
É muita gente interessada nos mesmos assuntos no SXSW. Estamos falando de profissionais de conectividade do mundo inteiro disputando assentos em salas de convenções que falam sobre buzzwords. Mesmo que você chegue com antecedência, existem palestras que simplesmente não consegue entrar. Prepare-se para isso e tenha sempre um plano B e um plano C na manga. O plano B é aquela palestra que você ficou em dúvida de assistir, mas despriorizou, e o plano C é aquela palestra no mesmo hotel/centro de convenções em que você estiver, fácil de chegar e garantida. É frustrante perder uma palestra, mas é mais frustrante não conseguir entrar em outra. Se ainda assim tudo der errado, reserve esse tempo pra conhecer as ativações de marketing que acontecem na cidade.

7. Abra agenda para filmes, música e política
Palestras e painéis sobre diversos tipos de assuntos são muito interessantes, mas é necessário reservar espaço para fazer sua reflexão original, um processo sem opiniões alheias. Uma boa saída para isso é participar dos shows de música que acontecem durante a semana e das exibições de filmes que têm uma agenda intensa durante o SXSW. São filmes difíceis de ter acesso via internet e bandas que provavelmente não irão tocar na sua cidade. Reserve um contraturno para fazer isso.

8. Antes de tudo, blend in: é South by
O Festival tem um nome legal e uma sigla fácil de identificar. A questão que permeia é como as pessoas se referem ao SXSW na fala, além da escrita: o apelido do festival em inglês é “South by”, então se quiser se misturar com os americanos, chame o festival assim. Claro que não tem regra, mas é sempre bom saber.
É isso. Acho que esses pontos me ajudaram a navegar mais tranquilamente no Festival e me fizeram entender mais sobre essa semana nessa cidade que se autodeclara esquisita. Keep Austin weird.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

Patrocínio