Tracy Mann: “Estamos na superfície do SXSW online”
Responsável pela área de desenvolvimento de negócios internacionais para o Brasil do SXSW, a executiva apontas as inovações do evento para 2021 e desafios na organização da edição
Responsável pela área de desenvolvimento de negócios internacionais para o Brasil do SXSW, a executiva apontas as inovações do evento para 2021 e desafios na organização da edição
Thaís Monteiro
12 de março de 2021 - 6h00
Recuperado do susto de um cancelamento apenas uma semana antes da realização do festival em 2020, a organização do South by Southwest teve que analisar a possibilidade de fazer uma versão online no mesmo ano e até se em 2021 seria possível um evento presencial. Na impossibilidade de ambos, o SXSW usou de sua expertise em inovação para estruturar um festival online com recursos de realidade virtual, inteligência artificial, ferramentas para newtorking e demais possibilidades interativas.
“Nós estamos aprendendo sobre o potencial de atingir uma audiência global muito maior com nosso conteúdo”, conta Tracy Mann, responsável pela área de desenvolvimento de negócios internacionais para o Brasil do SXSW. Ao Meio & Mensagem, Tracy detalhou como ocorreu o planejamento de uma experiência online para um festival que tem como um de seus atrativos o ambiente da cidade de Austin, no Texas.
Meio & Mensagem – O SXSW foi um dos primeiros eventos no calendário de inovação que teve que ser – cancelado no último minuto devido à pandemia e não conseguiu articular uma versão online para o mesmo ano. Como foi esse susto e quais foram as perdas trazidas pela não realização do festival em 2020?
Tracy Mann – O prefeito de Austin tomou a decisão de cancelar o SXSW de 2020 por conta da saúde pública. O cancelamento provou ser muito importante porque alguns meses depois a Lawrence Wright, da New Yorker Magazine, reportou que Austin teria se tornado um pólo de contaminação internacional se o evento tivesse continuado. Na última semana antes do cancelamento, todos na nossa equipe de staff estavam em alerta de que tudo poderia acontecer porque estávamos acompanhando como a Covid-19 estava impactando clientes da Europa e da Ásia e o quão rápido o vírus estava se espalhando pelos Estados Unidos. Depois do cancelamento, nós perdemos um terço do nosso staff. De qualquer forma, seria impossível que o SXSW se reinventasse como um evento online em questão de dias. O prefeito Steve Adler calcula que a perda econômica do SXSW 2020 foi em torno de US$ 350 milhões.
Mann – Nós passamos muito tempo deliberando se íamos nos comprometer a realizar um evento presencial em 2021. O desejo de voltar ao presencial esteve presente por muitos meses, mesmo enquanto estudávamos como outros eventos estavam transicionando para o online e quando começamos a planejar como um SXSW online seria. A segunda onda do vírus no final de 2020 tornou claro que não conseguiríamos realizar o evento presencial em março de 2021. Não podemos mais adiar o evento para o final de 2021 por conta do nosso ciclo de produção para o SXSW 2022.
M&M – Quais foram os maiores desafios desse processo?
Mann – Os maiores desafios foram compreender o que nós poderíamos fazer em um ambiente virtual com staff e recursos limitados. Que tipos de coisas poderiam ter mais sucesso? Sabendo que seria impossível replicar a experiência presencial em Austin, o que poderíamos oferecer de valor para nossa comunidade global do SXSW? Isso, lembrando, que nossa equipe não poderia se reunir por conta da Covid-19. Atualmente, só a equipe de produção está na nossa sede e sob restrições e recomendações muito rigorosas.
M&M – Quais aspectos essenciais do SXSW não podem ser transpostos para a versão online?
Mann – A feliz obra do acaso de encontrar pessoas que podem ter um impacto profundo em sua vida pessoal ou profissional, churrasco, tacos para o café da manhã, a cerveja Shiner Bock, a euforia de uma cidade vibrando com a experiência do SXSW.
M&M – E quais são as vantagens da realização online que não fazem parte do presencial?
Mann – Há grande potencial na realização online e eu acredito que nós estamos apenas arranhando a superfície no SXSW online. Nós estamos aprendendo sobre o potencial de atingir uma audiência global muito maior com nosso conteúdo. Eu estou esperançosa de poder fazer isso no Brasil no futuro com tradução simultânea. Também espero que possamos ser pioneiros em novas formas de criar comunidade com pessoas criativas de todo o mundo no espaço virtual. Além disso, há muito menos FOMO (sigla para “medo de perder”, em inglês). A maioria das sessões vai ser gravada e ficará disponível sob demanda até abril de 2021.
M&M – Um atributo importante do SXSW é o networking e novos negócios que surgem deles. Como estão tentando fazer com que isso aconteça isso acontecer? Uma troca digital pode ter a mesma relevância que a troca presencial?
Mann – Um dos aspectos mais animadores da plataforma online são as ferramentas de networking. Os participantes podem se conectar com qualquer pessoa na plataforma, enviar mensagens diretas e marcar reuniões pelo Zoom na plataforma. Você consegue ver a agenda dos participantes e se inscrever para uma reunião ou se conectar para uma conversa imediata. Você também pode ver quais painéis e conversas cada pessoa planeja assistir e se conectar com eles na função de chat. O sistema de Inteligência Artificial que faz sugestões de matchmaking na plataforma também funciona muito bem se os inscritos preencherem seu perfil com o máximo de informações possível, incluindo palavras-chave que podem ajudar em uma ampla busca de participantes compatíveis. Nós também temos um Trade Show e exibições da indústria criativa nas quais os participantes podem se conectar com empresas e marcas, assistir demos e pedir uma reunião.
M&M – O SXSW é um evento que lida com grandes inovações e tendências. Quais inovações e tendências veremos na experiência deste ano incorporada à dinâmica do festival?
Mann – Nosso Chief Programming Officer, Hugh Forrest, diz que o tema recorrente do SXSW 2021 é “Criatividade é moeda”, em outras palavras, como nós abordamos esse momento cataclísmico e trazemos nossa criatividade coletiva para criar novas soluções — desde científicas, para ajudar na pandemia, até soluções culturais para o deslocamento que estamos experienciando e soluções políticas para questões de equidade, diversidade e inclusão. No SXSW 2021, vamos ter astronautas na estação espacial internacional, os cientistas desenvolvendo as vacinas para a Covid-19, afro-futuristas e músicos encontrando novas formas de receita no Metaverso.
M&M – Muito tem sido dito sobre o futuro dos eventos no formato híbrido. Que tendências que se originam a partir deste momento você acredita que podem perpetuar para o futuro?
Mann – Não há dúvida de que, daqui para frente, o SXSW vai ser um evento híbrido. Há muitos profissionais criativos que queremos incluir na nossa comunidade para excluir qualquer pessoa que não consegue arcar com as despesas de viajar para Austin. Isso nos dará uma oportunidade para customizar a experiência do SXSW para nossa comunidade internacional. Já podemos ver que o formato híbrido aumenta a possibilidade de participação de inovadores e criativos que convidamos a falar no SXSW.
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