Que inovações pautam o mercado de entretenimento?
Empresas do setor se concentram na produção de conteúdo original e na mistura entre virtual e presencial
Empresas do setor se concentram na produção de conteúdo original e na mistura entre virtual e presencial
Thaís Monteiro
15 de março de 2021 - 11h16
Um dos assuntos em pauta no SXSW deste ano é a transformação dos negócios, principalmente na seara do entretenimento, em que a impossibilidade de sediar eventos presenciais trouxe um público maior para o digital e a diminuição das fronteiras entre música, games e produção de conteúdo.
Alguns dos painéis na edição online do festival irão tratar dos avanços tecnológicos na área, como a indústria musical está se assegurando diante de fontes de receitas restritas, a mistura entre games e shows e o avanço do conceito de multiverso, termo usado para designar uma união tecnológica do mundo social com realidade virtual, aumentada e outros recursos.
A grande revolução do setor foi a possibilidade de trazer um pouco dos eventos presenciais para um número maior de pessoas ao realizar versões virtuais do mesmo, sejam elas shows em lives dos artistas ou eventos de videogames, como foi o caso da BlizzConline, a versão remota da BlizzCon, convenção da desenvolvedora de jogos Blizzard. A empresa diz que ainda é cedopara afirmar se haverá outras edições da BlizzConline, mas diz que a experiência foi positiva. “Uma das principais tendências para este setor são certamente os eventos on-line. Em 2020, todos precisamos aprender a fazer eventos virtuais”, diz Daniel Kawano, gerente de relações públicas da Blizzard Brasil.
“A indústria do entretenimento precisou se reinventar ao longo de 2020. Primeiramente, garantir que toda a criatividade e o fluxo de ideias que emanam dos encontros casuais, bate-papos e reuniões presenciais dessem continuidade em um ambiente no qual todos estamos trabalhando remotamente de casa. Felizmente, as tecnologias de videoconferência, comunicação e colaboração remota avançaram bastante na última década e, após um ajuste natural inicial, mantivemos nossa agenda de lançamentos com a qualidade esperada pelos fãs”, afirma Kawano.
De acordo com Tatiana Costa, diretora dos canais Multishow, Bis e OFF, o ano de 2020 foi bastante desafiador para o mercado de produção de conteúdo sobre entretenimento, mas um período em que a música cumpriu um papel fundamental na vida das pessoas com a inovação das lives, que entregaram experiências intimistas ao público. O Multishow aproveitou a tendência e realizou lives exclusivas com grandes nomes da música, como Ivete Sangalo, Alok, entre outros.
A pesquisa Tracking Globo Covid-19, realizada pela Globo, indicou que conteúdos relacionados à música, humor e reality-shows tiveram um aumento da sua relevância durante a pandemia. A executiva acredita que a busca por essas categorias só tende a aumentar, assim como o investimento em conteúdo original para o digital.
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