Publicidade

O melhor do dia, by Vanessa Mathias

Uma das novas trilhas do SXSW 2022, painéis sobre mudanças climáticas desta quinta-feira,17, trazem soluções para combater problemas relacionados ao tema

Giovana Oréfice
17 de março de 2022 - 6h00

(Crédito: Divulgação)

Veterana no South by Southwest, Vanessa Mathias, cofundadora da White Rabbit, desembarcou em Austin ao lado da sócia Luciana Bazanella. Neste ano, o festival tem um gostinho a mais para ambas: elas tiveram participações especiais no nossas participações especiais no Museu do Absurdo 2050 e o Meetup Brazil.

“O assunto mais importante da nossa geração e basicamente meio definitivo para onde vamos enquanto sociedade, acima de inovação, tecnologia e de qualquer outra coisa, são soluções que vamos implementar para o problema do clima”, conta Vanessa. É por essa razão selecionou um dos dias de sua agenda de painéis para se dedicar ao tema. “O que eu acho legal do SX é que ele não traz só os problemas, ele fala: ‘Vamos atrás das soluções'”.

Diariamente, durante o SXSW, Meio & Mensagem publicará a curadoria de áreas de destaque feita por quem entende do assunto.

10:00 – 11:00*

Austin Convention Center
Featured Session: Ocean Vibe Shift: Changing Tides for Ocean Conservation

Vibrantes, bonitos e agindo como barreiras protetoras contra a ação das ondas, os recifes de corais permitem que as pessoas vivam, brinquem e construam suas casas e negócios mais perto do oceano. Mas, com mais da metade dos recifes do mundo morrendo, muitos estão sentindo o impacto à medida que esses ecossistemas entram em colapso. Nem tudo está perdido! Em meio a uma mudança de vibração cultural, dois inovadores climáticos discutem as mudanças extraordinárias em andamento para a conservação dos oceanos. Globalmente, há uma nova tendência surgindo, e os inovadores estão começando a mudar a forma como restauramos e cuidamos de nossos recifes de corais e habitats marinhos. Tecnologia de inteligência artificial e NFTs estão sendo alistados para salvar os oceanos.

11:30 – 12:30*

Austin Convention Center

Combining Cellular Ag and Insect Ag to Feed the World

Com a necessidade de alimentar mais pessoas com menos recursos rapidamente se tornando uma questão definidora deste século, as soluções para proteínas alternativas vão desde as antigas, como os insetos, até as futuristas, como a agricultura celular. Mas, e se pudéssemos obter o melhor dos dois mundos? Junte-se a um pesquisador, empresário e investidor para explorar a interseção da agricultura de insetos e a agricultura celular e como essas duas formas únicas de produção de proteínas podem se beneficiar da polinização cruzada. Ao olhar para esta questão, como cultivar alimentos que são bons ou nossos corpos, éticos e eficientes em termos de recursos, da perspectiva de como soluções e inovações se cruzam, este painel mudará corações, mentes e talvez até estômagos, como pensamos sobre a forma como nos alimentamos nas próximas décadas.

14:30 – 3:30*

Hilton

Hydrogen – The Lightest Element But Largest Impact

O hidrogênio é visto há muito tempo como uma energia verde ‘alternativa’ e renovável, mas por muitas razões ainda não se tornou mainstream na luta contra as mudanças climáticas. Recentemente, houve uma onda de interesse e muitos na indústria de energia acreditam que o hidrogênio veio para ficar. O que é o hidrogênio e como ele pode ser usado para combater as mudanças climáticas? Que tipos de hidrogênio existem e como cada “cor” de hidrogênio é produzida? Que novas tecnologias são promissoras no esforço do Departamento de Energia e do Earth Shot para reduzir o custo do hidrogênio verde?

4:00 – 5:00*

Austin Convention Center

Engineering the World through Genetic Biohacking

O surgimento da biotecnologia permitiu que os biohackers genéticos fizessem coisas impossíveis. Agora vivemos em um mundo onde podemos projetar embriões e tecidos em nossas cozinhas. Podemos modificar geneticamente organismos vivos, incluindo nós mesmos. Pela primeira vez na história humana, qualquer pessoa pode aprender a controlar a genética da vida. Para projetar o próprio código que determina quem somos. Isso faz com que as pessoas temam que os biohackers destruam o mundo, mas o Dr. Zayner quer mostrar como os biohackers são os únicos que podem salvá-lo.

*Fuso horário de Austin

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio