5 formas de matar a criatividade
Brent Anderson, criativo da TBWAMedia Arts Lab, rede à frente da comunicação da Apple, revelou qual é o quinteto que os profissionais criativos devem evitar
Brent Anderson, criativo da TBWAMedia Arts Lab, rede à frente da comunicação da Apple, revelou qual é o quinteto que os profissionais criativos devem evitar
Roseani Rocha
11 de março de 2022 - 23h25
A TBWAMedia Arts Lab é a rede de agências que cuida da conta de ninguém menos que a Apple, certamente uma das marcas mais bem-sucedidas em termos de engajamento com o consumidor e no hoje nem tão falado, mas ainda em cena, “aspiracional”, além de manter o renome ao longo do tempo por uma linha de comunicação impactante e criativa. Mas Brent Anderson, CCO global da rede trouxe um tema provocativo para um auditório cheio no JW Marriot Austin: “5 maneiras que você está matando seu potencial criativo”.
Ele relembrou o impacto que o filme “Think different”, da Apple em 1997 teve sobre um jovem Brent que somente um ano depois teria seu primeiro device da marca, mas que já naquele momento havia captado o espírito da Apple – e se encantado por ele. Em 2016, Brent, já consolidado na carreira, passou a trabalhar para a agência que atende a Apple e um dos reconhecimentos à empresa é o fato de que muita coisa que hoje vemos claramente só é assim porque “eles viram antes”, disse. Mas revelou que dois anos depois começou a se preocupar com estudos que tratavam da hipótese de que o mundo estava perdendo criatividade, o que foi revelado por scores decrescentes relativos ao assunto – o que ele confirmou com dados sobre a quantidade elevada de remakes de filmes, ondas de cartazes semelhantes e de que apenas 5% das músicas ouvidas nos streamings são de novas.
“Existimos para criar impacto para a Apple”, disse o criativo, destacando, em seguida as cinco coisas que ele observa e, em sua visão, limitam a criatividade:
Veja também
10 tendências da indústria do entretenimento para 2022 e além
Plataformas de streaming por assinatura, vídeos curtos, vinis, música, jogos, podcasts e diversidade & inclusão estão entre os tópicos levantados pela Luminate Data
Crises e acertos: o passado, presente e futuro da American Airlines
Prestes a se aposentar, Doug Parker, CEO da companhia aérea comentou os períodos de crise pelos quais a empresa passou e abordou temas como a sustentabilidade