Publicidade

Primeiro dia intenso

Meu primeiro dia em Austin foi rodeado de diversidade de informações, tendências e tema polêmico


10 de março de 2018 - 14h25

(Crédito: divulgação)

Meu primeiro dia em Austin foi intenso. Não sai do Austin Convention nem para comer. Aliás, não tive tempo para isso.

Comecei com uma sessão muito interessante sobre tendências com Carla Buzasi da WGSN mostrando macro e micro tendências para os próximos períodos. Mostrou como sua equipe trabalha para entender o que está por vir nos próximos 5 ou 10 anos. Um trabalho muito interessante de pesquisa e planejamento estruturados em cima de muita conversa, busca de dados, viagens e análise minuciosa de tudo o que acontece ao nosso redor. Mostra como arte, design, tecnologia, política, atitudes do consumidor, cultura, varejo, mídia, ciência… enfim, tudo se relaciona para mostrar o que está por vir.

Um exemplo é a micro tendência global que foram os Food Trucks. O que estava por trás disso? Duas macro tendências: a mudança global econômica com redução de empregos e ao mesmo tempo uma segunda ainda mais importe que é a oferta por produtos e serviços artesanais. A oferta de serviços, os produtos e até mesmo o marketing escancara esta tendência de algo mais “caseiro com um toque pessoal. É a tendência de artigos mais pessoais e menos massivos.

Em minha segunda sessão foi a hora de ver o incrível designer Bruce Mau da Freeman. Uma forma muito objetiva e positiva de ver o mundo. Ele liga tudo ao design. Um de seus 24 lemas de trabalho é: FIRST INSPIRE – DESIGNIS LEADERSHIP – LEAD BY DESIGN. Coloca todos os desafios dentro de uma onda de mudanças que estamos passando em um mundo aonde segredos são cada vez mais raros de serem guardados. Tudo é transparente e compartilhável e em um piscar de olhos já está na rede. Destacou ainda a importância de liderar pessoas para trazer os consumidores: VOCÊ NÃO CHEGARÁ LÁ SE AS PESSOAS NÃO FOREM COM VOCÊ e a mudança fundamental do marketing antigo para as novas ações de comportamento: das ações de dois sentidos (visão e som nas telas de TV) para as ações de cinco sentidos (visão, som, sabor, cheiro e toque que são os eventos e experiências reais). Tudo será compartilhado se for bem vivido por alguém.

Passei ainda pela reflexão de amor e relacionamento de Esther Perel. Várias frases perfeitas:

· A qualidade das relações determina a qualidade da vida das pessoas.

· As relações estão mudando a cada dia. Novos casais e novos sentidos na busca de realização pessoal.

· Criamos um mundo de opções, com liberdade e negociações em tempo integral. Não existe um novo padrão. Os casais estão criando isso nesta nova geração.

· Igualdade não é apenas dar poder as mulheres. É ajudar os homens a dividir as suas próprias emoções.

· Relações são as suas histórias: escreva correto e edite sempre.

E, por fim, a polêmica dos Blockchains. Muita novidade, poucas explicações e muita desconfiança sobre o tema. Você colocaria todo o seu dinheiro em algo que você não controla? Que nenhum governo controla? Ao mesmo tempo: você confia em governos corruptos controlando o seu dinheiro? Em bancos que lucram com o seu dinheiro? A conversa com Joseph Lubin, co-fundador da plataforma Ethereum, foi dura. A entrevistadora, editora da Forbes, Laura Shin, tocou em todos os pontos e mostrou sua insegurança sobre o tema. Tem muita coisa a ser debatida e estamos longe de batermos o martelo sobre o futuro deste tema. Mas, bom ficar de olhos abertos já que até placas nos campos de futebol em nosso país já começaram a aparecer vendendo algo relacionado a este produto.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio