Meio&Mensagem
Publicidade

SXSW versus Cannes

Apesar de serem diferentes e complementares, vale a pena mandar o pessoal para os dois festivais ou deveríamos escolher um por ano?


13 de março de 2018 - 13h18

É como comparar um cinema e um teatro. Não é nem pior nem melhor. São diferentes e complementares.

A indústria no ultimo ano falou muito disso principalmente devido aos custos dos festivais pras empresas. Nada barato. Então vale a pena mandar o pessoal pros dois festivais ou deveríamos escolher 1 por ano ?

O que eu achei é que eles tem um foco muito diferente e são bastante complementares.

Cannes é antes de mais nada uma premiação e o foco é no trabalho criativo, nas idéias e na execução. É essencial para balizar seu trabalho pelo mundo e pelas categorias para realmente entendermos o quão disruptivas e diferentes aquelas idéias eram. A maioria do pessoal vem de agencias, empresas de mídia/produção e clientes e das disciplinas criativas em geral. O festival dura uma semana e você basicamente divide seu tempo entre palestras, premiações, festas e eventos de networking.

Foi meu primeiro ano no SXSW e voltei nessa terça feira – não pude ficar mais pra ver o evento de cinema e música – basicamente vi a parte interativa/de negócios. Já fui 7 vezes a Cannes. Achei o festival maravilhoso. Adorei. Mas é bem diferente. A começar pelo clima. Não estamos em pleno verão na Riviera. Estamos no fim do inverno nos Estados Unidos. As coisas são mais diretas, mais simples. Mais baratas – bem mais baratas. Os hotéis talvez mais longes e piores. O público – tem de tudo – mas no geral, muita gente ligada a negócios – dirigentes de empresas, start-ups, muita gente de tecnologia, de marketing, de agencias digitais, de provedores, de empresas de mídia, etc… Achei o publico bem mais diverso e bem mais estranho, afinal “Keep Austin Weird” é um mantra por aqui.

As atividades se resumem a basicamente palestras e algumas experiências pela cidade. Menos glamour – muito menos glamour – e talvez um conteúdo bem mais abrangente. A comida é pior com certeza – mas eu acabei jantando bem pois peguei recomendações com antecedência e me planejei (reservei antes de vir). Tenho que confessar que a organização dos americanos quando eles resolvem fazer algo bem feito é difícil de superar! Hoje no fim do dia estava passeando pela feira de inovação – aonde tem um monte de produtos sendo expostos e a venda. Tinha uma maquina para se fazer check-in no seu voo e um painel de status dos voos dentro do ACC!!!!! Achei isso o máximo! O ACC é maior que o palais, tem mais banheiros e mais espaço.

Acho que os tópicos – pelo menos esse ano – muito ligados a AI, Robotizacão de tudo e as implicações técnicas, éticas e humanas disso na nossa vida e nossa sociedade são essenciais hoje pra qualquer pessoa no mundo dos negócios – independente de qual segmento ou área você trabalha. Se você tem aquela impressão que o SXSW é pro pessoal de TI, repense e se informe. É pra sua diretoria toda.

Mas eu achei que ambos os festivais tem seu valor e seu lugar. Idéias em marketing continuarão sendo o “que” do negócio, mas os modelos de negócio e as implicações tecnológicas de como essas idéias se tornarão realidade, também são importantes. Acho que talvez vale um rodízio. Ouvi gente dizer que veio o ano passado pra cá, e que não viu muita diferenças nas coisas / temas. Talvez um ano Cannes, um SXSW seja uma boa receita. Mas como esse ano eu vim sozinha e não consegui trazer meu time, o ano que vem com certeza volto com o pessoal pra cá.

Um bom problema pra ter. Mas sai igualmente inspirada de Austin do que de Cannes em Junho do ano passado. São só inspirações diferentes para problemas diferentes do seu negócio.Os dois lados do cérebro oxigenados.

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • South by Southwest

  • SXSW

  • SXSW2018

  • SXSWnoMM

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”

Patrocínio