Você já ouviu falar da Lampix? A disrupção da Realidade Aumentada
O vice-presidente da Lampix, Gordon Meyer, mostrou sua tecnologia para criar Realidade Aumentada em ambientes físicos sem a necessidade de usar um dispositivo pessoal
O vice-presidente da Lampix, Gordon Meyer, mostrou sua tecnologia para criar Realidade Aumentada em ambientes físicos sem a necessidade de usar um dispositivo pessoal
14 de março de 2018 - 20h37
Aqui no SXSW estamos vendo em quase todas as seções aspectos de VR, AR, AI e Blockchain. Parece que a organização colocou esses temas como premissa para todos os palestrantes. No entanto, de todas as sessões que eu vi, a que me mostrou algo disruptivo no qual eu acho que irá evoluir completamente a forma como interagimos com os espaços físicos foi a sessão sobre VR / AR para Comida, Conteúdo e Comércio.
Nessa sessão o Vice-Presidente da Lampix, Gordon Meyer, mostrou sua tecnologia para criar Realidade Aumentada em ambientes físicos sem a necessidade de usar um dispositivo pessoal como o Smartphone para poder ver e interagir com algo virtual.
Através de algoritmos avançados de visão computacional e machine learning, um dispositivo similar a um projetor, reconhece objetos em qualquer superfície e apresenta conteúdo sobre e até mesmo menus interativos para tomar alguma ação. Veja abaixo a aplicação para um restaurante:
O que eu achei mais interessante sobre essa tecnologia é que ela nos permite prestar mais atenção no ambiente e no companheiro, do que ficar olhando para uma tela em um dispositivo. Isso mudará bastante o nosso comportamento no futuro pós-digital.
Outro fator importante é que esse tipo de aplicação realmente integra o mundo digital com o mundo físico de maneiras que não pensamos antes. Imagina as inúmeras aplicações para esse tipo de tecnologia em ativações de marcas, dentro das lojas e até mesmo dentro de casa.
A Realidade Aumentada será um grande próximo passo para as marcas, pois ela entrega interatividade e informação, o que torna a experiência mais relevante para a retenção da mensagem, ou seja, mesmo que seja feito por uma marca para ativar seus consumidores, a percepção deles é que estão diante de algo mais parecido com entretenimento do que com propaganda.
O ponto é de interrogação que você deve estar pensando é que criar experiências e conteúdo para AR custará caro. Sim, custará. Porém, o nível de atenção, retenção, engajamento também será maior. Na prática, nesse futuro pós-digital você terá que repensar o tradicional bolo publicitário para priorizar as ações que realmente ganharão a atenção dos consumidores.
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