Publicidade

SXSW, a capital do FOMO

Agora que muita gente já deixou Austin, valem algumas reflexões anti-FOMO para a próxima visita ao festival


16 de março de 2018 - 11h50

FOMO significa Fear Of Missing Out (Medo de Perder Alguma Coisa), antes que alguém pergunte. É o que acontece em eventos com centenas de palestras, filmes, shows e milhares de pessoas. Agora que muita gente já deixou Austin, valem algumas reflexões anti-FOMO para a próxima visita ao festival. Porque sempre vale a pena voltar a Austin.

Primeiro, não importa com que antecedência se selecione as melhores palestras, shows imperdíveis ou filmes inéditos, o FOMO é inevitável. Não há como estar em dois lugares ao mesmo tempo e, mesmo que houvesse, provavelmente vai aparecer um terceiro evento que é interessante também. Então RELAXE. Você vai perder a palestra ou o filme da sua vida várias vezes (pelo menos durante os dez dias). É irônico, mas na terra do Country, o estilo mais adequado para se assistir ao SXSW é o Jazz. Da próxima vez, improvise mais e toque de ouvido: entre em palestras, filmes ou shows que não estava esperando e se maravilhe: estas serão sempre as melhores.

Por quê? Ninguém precisa concordar comigo, mas minha teoria é que as palestras sobre a área que dominamos são sempre as mais decepcionantes, porque é justamente aquilo que já acompanhamos continuamente o ano inteiro pela internet. Não há mais surpresas, apenas confirmações. É por isso que a maioria das pessoas volta para casa com a impressão de que “não tinha nada de tão novo assim”. Para mim, via de regra, as verdadeiras epifanias que vão influenciar sua vida e carreira de maneira indelével estão sempre onde nunca imaginamos encontrar. Então, por favor, na terra do Country toque Jazz…

Além disso, o South by Southwest não é um evento que oferece respostas já testadas e aplicadas à comunicação como Cannes, por exemplo. Dependendo do ponto de vista de quem vem, isso é uma falha imperdoável. Eu vejo como uma grande oportunidade: você é quem precisa juntar as peças e, portanto, suas conclusões podem ser muito mais originais do que quando se conhece a ideia já pronta. Usando mais uma vez a analogia do mundo Country, você pode montar em um cavalinho dócil e selado ou tentar laçar e domar o seu puro-sangue sozinho. Deixo a seu critério escolher o alazão que pretende cavalgar.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio