Publicidade

Aquecimento SXSW

Como escolher o que assistir? Minhas 7 dicas depois de participar de 7 eventos


9 de março de 2022 - 15h01

Crédito: Shutterstock

O FOMO (Fear Of Missing Out) é real. Só de rolar o dedinho por todo o calendário do SXSW no aplicativo já bate uma ansiedade, eu sei. São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo: debates, palestras, ativações, shows, tudo parece imperdível. Mas não se desespere! Fique em paz com o fato de que não vai dar estar presente em cada canto do evento, relaxe e veja essas dicas pra escolher bem como investir seu tempo por lá.

  1. Gaste um bom tempo favoritando palestras no aplicativo

O app do SXSW ajuda muito a conseguir decidir o que ver em cada dia e que tipo de assunto está predominante – tanto no evento quanto em suas escolhas. Muitos dos temas se repetem, às vezes até com os mesmos palestrantes. Então, para não correr o risco de ver muita informação repetida, vale favoritar bastante e depois dar uma olhada no macro pra escolher onde você vai realmente. Não esqueça de, além de ler a descrição da palestra, ver quem são os palestrantes – isso pode ajudar quando você estiver naquela dúvida entre duas ou três.

  1. Vá nas apresentações grandes, mas não esqueça das pequenas

Já ouvi gente falando que o mais legal do SXSW são as palestras menores. Eu discordo em partes. Assistir Brené Brown ao vivo em 2019 foi uma das melhores experiências que tive em um evento. Então, não fique intimidado pelo tamanho das filas e por ter que chegar muito antes – se você gosta muito daquela personalidade, invista o tempo necessário porque vale a pena e muitas vezes é uma oportunidade única! Isso dito, não ignore as palestras menores de assuntos que sejam relevantes para você. Eu já vi debates super acalorados com palestrantes incríveis e tive oportunidade de conversar com eles após o evento porque são mais acessíveis e os bate-papos sempre são muito bacanas.

  1. Evite as palestras “presented by…”

Infelizmente, as palestras patrocinadas são uma maneira da marca falar sobre ela mesma e as discussões acabam sendo rasas, pois a empresa não vai querer se envolver em tópicos sensíveis. Existem exceções, com certeza. Mas eu infelizmente não tive boas experiências. A não ser que você queira mais informações de um produto ou até trocar cartões com alguém da empresa que patrocina a palestra, não recomendo.

  1. O SXSW também acontece nas ruas

Não sei como será este ano pela questão da pandemia, mas nos anos presenciais anteriores, havia muitas ativações de marcas pelas ruas de Downtown Austin. Não fique somente preso à agenda: vá passear! As ativações costumam ser interessantes, divertidas e trazem muitos insights também. Para participar de algumas é necessário fazer RSVP, porque nem sempre elas fazem parte do circuito do festival. Um exemplo é o evento Create and Cultivate, criado por mulheres e para mulheres para falar de negócios e empreendedorismo, que sempre conta com palestrantes bacanas e não faz parte do evento oficial.

  1. Compartilhe experiências com outras pessoas

Uma das partes mais legais do SX (“saufbai” para os íntimos) é conhecer outras pessoas por lá e compartilhar experiências e discussões. Dá até para começar a fazer isso antes de ir: procure quem vai ao evento também e pergunte o que estão mais animados pra ver – isso pode te dar uma ideia de eventos e pessoas que você nem sabia que estariam por lá. Já em Austin, os happy hours e eventos depois das 18h são uma boa maneira de trocar e ficar sabendo coisas que rolaram e que você não teve chance de ir.

  1. Não esqueça de passar na expo entre domingo e quarta-feira

Antes chamada de Trade Show, a Creative Industries Expo é como se fosse a feira de inovação do festival, onde startups e marcas renomadas ficam para mostrar produtos e interagir com o público. Ela sempre começa domingo, fica aberta entre 10h e 17h, e dura só quatro dias – então é fácil esquecer dela quando se está indo em um monte de palestras. Mas coloque na agenda como prioridade, porque vale a pena demais.

  1. Quando começar a se programar?

No SXSW de 2016, anunciaram que o Obama iria participar no dia 2 de março, pouco mais de dez dias antes do evento. Estou lembrando disso para falar que muita coisa bacana surge na última hora. Se ajudar a segurar a ansiedade, comece a favoritar as palestras e buscar os eventos agora, mas eu costumo aguardar até uns 5 dias antes do evento para olhar mais a fundo.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio