Publicidade

O que você não pode perder no maior evento de inovação do mundo

Existe uma grande euforia para 2022, o primeiro SXSW híbrido com uma excelente curadoria de tracks


10 de março de 2022 - 16h49

Crédito: Shutterstock

Há algumas semanas deixei a NRF 2022, maior encontro de varejo do mundo, onde me atualizo de contextos e apostas do varejo, e nesta já desembarco em Austin, no Texas, para acompanhar o SXSW, tido como um dos maiores eventos de inovação do mundo, onde busco conexões com pautas latentes em cenas diversas, como a do entretenimento, da arte e da cultura, além das mais exponenciais inovações tecnológicas, para acumular insumos que me permitem continuar movimentando o status quo do varejo.

Após o cancelamento da edição de 2020 e a realização 100% online do evento no último ano, existe uma grande euforia para 2022, o primeiro SXSW híbrido com uma excelente curadoria de tracks, que abordarão inúmeras pautas voltadas à experiência, sustentabilidade, plataformas de mídia, diversidade, tecnologia, entretenimento, futurismo e bem-estar.

Nas últimas semanas estive imersa no mapeamento de todo cronograma do evento junto com o meu time de inteligência estratégica na Vimer e discuti com vários grupos sobre o que está por vir e já posso adiantar que as expectativas são altas. Estou apostando na força de dois macrotemas durante todos os dias do evento, que tem início no dia 11 e termina no dia 20 de março, com uma programação intensa e imersiva entre talks, painéis, ativações experienciais, workshops, shows, mentorias e outros

O primeiro é a busca por novas realidades, dimensões e válvulas de escape diante as estruturas insustentáveis do nosso contexto global. Nesse sentido, destaco o metaverso, assunto que tenho levado para muitas discussões sobre o futuro do varejo. À medida que adentramos esta dimensão que une os mundos on e offline, sinalizando o caminho da próxima geração da internet, falamos não somente de soluções tecnologicas, mas de uma nova configuração da jornada experiencial de ambientes. Cada vez mais vamos desmaterializar nossos espaços físicos e romper com suas limitações espaciais e experienciais.

O segundo macrotema envolve o impulso para a criatividade e inovação para a solução de assuntos complexos em futuros de curto e longo prazos, pois pela primeira vez vamos acompanhar no SXSW uma frente focada em projeções para 2050. Elenco alguns subtemas importantes, como o movimento de ressignificação do consumo de conteúdo e entretenimento, com a forte influência e aprendizados da indústria de games e crescente das redes sociais.

Essa mentalidade da era digital puxa outras frentes bastante fortes: a nova economia e modelos de negócios, envolvendo as criptomoedas – cujo mercado atingiu US$ 2 trilhões recentemente – as NFTs e as DAOs (organizações autônomas descentralizadas).

Ainda temos o destaque para o lifestyle que relaciona bem-estar físico e mental, alimentação e longevidade dentro de princípios sustentáveis, que carregam a tecnologia como aliada de evolução. e a Outra ponta aqui é o avanço do ESG, ganhando espaço cada vez maior na agenda de empresas de todos os setores e traçando diálogos com o setor público.

Pode parecer uma loucura um festival envolver tantas temáticas diferentes, mas esta reunião inédita foi o que mais me provocou nas últimas edições do SXSW e as experiências que fogem da minha principal área de conhecimento, que é o varejo, foram as que mais me estimularam novos olhares.

Trago aqui três indicações que estão na minha agenda. O primeiro é um dos marcos da presença brasileira no palco do SXSW 2022, o talk Brazilian Favelas: The Community Innovators, com Edu Lyra, CEO e fundador da ONG Gerando Falcões, que tenho o orgulho de ter parceria com a Vimer. Edu vai apresentar a Favela 3D, um projeto que vai transformar comunidades em verdadeiros laboratórios de inovação, com o intuito de acabar com a pobreza no Brasil.

Outra dica é o workshop NFT School: Create a Freshly Minted NFT Token, um espaço para mais do que entender sobre o mundo dos NFTs, criar os seus próprios e afastar a ideia de que os ativos digitais são realidade distante.

A última indicação é o keynote da Amber Venz Box, fundadora da LTK, empresa pioneira em Creator Commerce™, que vai falar sobre o potente mercado de influenciadores. Este é um dos talks mais esperados, pois já venho discutindo de perto com marcas brasileiras sobre projetos inovadores relacionados a esta frente que envolve a conexão entre comunidade, conteúdo e varejo.

Alguma dúvida de que vai ser incrível? SXSW 2022, me aguarde!

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio