Publicidade

Como unir ética e responsabilidade com Inteligência Artificial?

A discussão pode parecer distante e utópica mas traz exemplos simples


11 de março de 2022 - 16h54

Crédito: Shutterstock

Não poderíamos começar o dia com discussão melhor e mais atual, dentro da sociedade e da necessidade que vivemos de inovar e trazer tecnologia e dados para todas as nossas áreas, o assunto da vez foi ética e responsabilidade na utilização e treinamento de IA’s e na utilização de dados.

A discussão pode parecer distante e utópica mas traz exemplos simples, veja o seguinte caso.

Como garantir que somos 100% justos no processamento de dados e nos processos de seleção e treinamento de AI’s?

O primeiro grande passo é isolar quais dados são realmente necessários para aquela análise e quais dados utilizamos somente por uma característica histórica do ser humano de trazer conforto e pré-julgamento nestas análises?

Vamos pensar numa vaga de emprego, precisamos saber o Nome e Sexo de um candidato para validar se ele realmente esta apto a passar para a proxima fase do processo seletivo? Ou utilizamos esses dois dados somente para deixar-nos mais confortáveis?

Acredito que essas respostas não seriam dados essenciais no crivo de um processo seletivo, porém mesmo assim construímos nossos “modelos” e ferramentas digitais de contratação com este mesmo viés onde poderíamos simplesmente isolar estes dados para etapas futuras.

Como disse um dos palestrantes de hoje, cada vez faz-se mais necessário nos questionarmos se a tecnologia que estamos escrevendo reflete nossos novos ideais de igualdade e de ética que queremos no mundo ou se só estamos construindo grandes negócios em cima dos velhos preconceitos e dogmas que temos na sociedade.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio