Publicidade

SXSW pós coronavírus: Precisamos falar sobre o futuro que queremos

Edição de 2022 contará com programação online e física, e levantará discussões importantes sobre os grandes desafios da contemporaneidade


11 de março de 2022 - 12h49

Crédito: Divulgação

Finalmente está chegando a hora de ir para Austin, curtir o SXSW! Em março de 2020, eu já com malas prontas e tudo preparado para o painel que estava organizando, além dos palestrantes internacionais já nos Estados Unidos, quando o evento foi cancelado. Ainda não tínhamos nem ideia dos efeitos que a pandemia teria na vida de todos, em um nível global. Agora, após um período de inúmeros desafios e reinvenções, um dos principais eventos de inovação do mundo retorna a partir desta sexta-feira, em 10 dias de programação inédita, misturando o físico e o digital.

Na última edição presencial, mais de 30 mil pessoas estiveram presentes, sendo o Brasil a principal delegação de fora dos Estados Unidos. Estima-se que o evento este ano conte com cerca de 50% do número usual de participantes. Todos um pouco receosos de voltar a se reunir com um grande número de pessoas de várias regiões do mundo, mas, ávidos para voltarem a se encontrar, ver e ouvir as novas tendências e inspirações.

“Quais são as principais demandas da sociedade nesse mundo pós pandemia? Quais as apostas dos futuristas para solucionar os desafios atuais?” O SXSW sem dúvida trará uma curadoria de conteúdo incrível. Serão 15 trilhas que contarão com a participação de grandes nomes da inovação na tecnologia, sustentabilidade, arte e design, entre outros. Além dos festivais de música e cinema e das ativações que sempre surpreendem.

Já comecei a fazer a minha lista de favoritos e são tantas atividades e speakers maravilhosos que já começou a me bater a FOMO (fear of missing out, ou “medo de perder”) antes mesmo de embarcar. E, como não dá para ver tudo, estou organizando a minha programação para aprofundar nos temas Saúde e ESG (Ambiental, Social e Governança, em tradução livre), agendas que ganham cada vez mais relevância. 

O Festival tem uma trilha específica para mudanças climáticas e as questões sociais sempre estão presentes, incluindo temas importantes como diversidade, inclusão social e saúde mental. Reforçando um dos pontos fortes do festival de trazer discussões relevantes para a sociedade, também irei mediar um painel voltado para a construção de um mundo melhor, organizado junto com a Ambev. Denominado “Hack Your Body – Optimize the Future”, o painel trará uma conversa sobre saúde, inovação e como a tecnologia pode contribuir para uma sociedade mais saudável.

Certamente será uma vivência única, e além de absorver cada detalhe dentro da programação mapeada, procuro deixar um espaço para ouvir assuntos fora da caixa (ex. será que existe vida extraterrestre? como definir a ética da IA?). E claro, um tempo livre para o acaso e para os encontros com tanta gente bacana que estará por lá.

E é um pouco disso tudo que pretendo compartilhar por aqui. Vamos aproveitar juntos o SXSW!

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio