Publicidade

O novo normal do SXSW

O que mais mudou no Sxsw pos pandemia


14 de março de 2022 - 9h28

O que mais mudou no Sxsw pos pandemia ?
Tudo !!
O essencial !
O tempo !
O termo FOMO (fear of missing out) deve ter sido criado aqui em SXSW (#sqn) e para traduzir a ansiedade que os mais de 2000 painéis sobrepostos geram  . Nunca sabemos se estamos assistindo a melhor opcao de conteudo daquele slot , qual o proximo melhor na lista de 10 top que priorizamos para assistir, se aquela ativação vale a pena “cabular” a palestra em detrimento a um conteudo possivelmente  mais inovador. E piora quando se quer ficar no “piano” (Pete’s dueling Pianos) fazendo network , ir nas inúmeras festas , lançamentos de filmes noturnos e deliciosos shows (sxsw começou como festival de musica), mas no dia seguinte a primeira palestra , que precisa chegar muito cedo para nao acabar na frustrante salinha do overflow, começa muito cedo .
É senso comum que precisamos de mais 24 horas em cada um dos dias de SXSW para conseguir ficar minimamente confortável com a relação tempo X objetivos atingidos na agenda.
 E voltando a novidade ?
 Este ano nao tem isso !!!!
 O formato híbrido permite que tenhamos o plano A, B e C … Z para as palestras e as que nao conseguirmos ver no dia, estara a disposicao logo mais . Isso aumenta 3 vezes (no meu caso que tenho so 3 planos ) as chances de preencher a agenda de novidades disruptivas. E ainda assiste do sofa de casa depois da imersão em Austin.
 Minha sugestão é buscar os temas “escondidos”, nas pequenas salas que nao estao sendo gravadas . Tem temas tabu como  “final de vida”. Todos nos vamos passar por isso, ninguém esta se preparando e a Katie Swindler na palestra a Designer’s Guide to life and death’s decisions foi bem bacana. Um guia de Design Thinking sobre como agir em situaçoes de panico. Outro polemico e escondido foi o painel “The Science of eating for your menstrual cycle” em que Marisa Epstein, Kate Morton, Nadia Okamoto, Claire Siegel falaram com muita naturalidade sobre nutrição sistêmica em diferentes fases da vida da mulher, tangendo no lado emocional , hormonal e fisico. E tem o lado masculino em outro dia da semana falando sobre fertilidade masculina … a “cara” de  SXSW ! E uma das melhores ate agora foi do professor de Harvard Arthur Brooks sobre felicidade. Não um manual de auto ajuda, uma das matérias mais concorridas de Harvard dando 5 passos ou “toques” para nao ser pego de surpresa depois de passar pela primeira metade da vida . E nenhum desses foi gravado. Sabe off Broadway ? Entao …
 Agora podemos tranquilamente usar nosso tempo  por exemplo da Casa da Uniao Europeia que traz um lineup incrível de personalidades internacionais , nas Casas que estao utilizando Meta e novas tecnologias para apresentar seus produtos ou no lounge da Universidade do Arizona que traz botânicos renomados para falar sobre mudancas climaticas agravadas com a nao proliferaçao de borboletas (enquanto servem churrasco, ja que estao localizados no Fogo de Chão).
 Com o restante do tempo, podemos encontrar as mais diversas tribos de queridos que nao viamos desde o começo da pandemia ou os novos “BFF” que estao chegando agora pela primeira vez no festival mais legal da Terra, e que conhecemos nas filas, nos corredores , no elevador do hotel , na cadeira ao lado no auditório….”

Fala que tem lugar mais legal para estar hoje ??!!

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio