Publicidade

Os Games chegaram primeiro e merecem o lugar de destaque no trade de tecnologia

Inspirado no Keynote da Celine Tricard sobre como Storytelling tem mudado resolvi falar um pouco sobre algumas tendências/expectativas que ouvimos sobre digital e tecnologia que o mundo dos games já fazem há bastante tempo


15 de março de 2022 - 12h49

Crédito: Shutterstock

Aqui no SXSW, muito falou-se por exemplo do Metaverso, todos que estão familiarizado com o universo dos games sabem que não é novidade um ambiente virtual onde as pessoas se encontram e realizam coisas imersivamente juntos, temos o grande exemplo do World of Warcraft, um MMORPG(Massive Multiplayer Online Game) que pelos últimos 20 anos tem na média 30 milhões de jogadores ativos, todos eles vivendo e realizando coisas como encontros, bate-papos e em alguns casos até trabalhando junto dentro do ambiente do game.

Também vale trazer o fenômeno dos últimos tempos do Fortnite, que realizou, por exemplo, a premier do álbum do DJ Alok dentro do jogo com multidões de jogadores e fãs do músico curtindo digitalmente a experiência de um show.

Outro tema recente muito discutido são os famosos NFT’s, novamente para o universo dos games não é algo muito recente, um bom exemplo disso é o mercado de skins (itens colecionáveis cosméticos digitais) dentro do Counter Strike GO, existe um mercado tão sólido disso que já foi considerado por alguns como um mercado de investimento, com itens chegando a custar de 45 a 50 mil dólares.

Por último, mas não menos importante, vamos falar de storytelling e das dificuldades que as marcas, os líderes e os meios de comunicação estão encontrando em ter uma audiência e comunidade cada vez mais engajada em um mercado que está cada vez mais concorridos. Aqui sempre vale comentar a citação do presidente da Netflix: “Nós competimos(e perdemos) para o Fortnite não com a HBO”. Durante anos, as empresas deste mercado conseguiram se reinventar e foram pioneiras, não só em novos jeitos de construir histórias como roteiros feitos por AI’s ou múltiplos desdobramentos de situações dependendo das escolhas dos usuários, como também no modo dos jogadores consumirem essas histórias seja por VA como o grande sucesso de Pokémon Go ou por meio de ASMR (som extremamente inclusivo).

Realmente acredito que se o mercado de tecnologia, produtos e digital quer se renovar, precisamos urgente olhar para os Games que vem desde a vanguarda e segue revolucionando em diversas frentes a bastante tempo, e você qual foi o último Gamer que contratou? e o último jogo que jogou?

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio