Publicidade

Sxsw, o retorno

Andar pelos corredores, acompanhar as ativações nas ruas e ficar nas filas está nos permitindo conversas espontâneas que há algum tempo estão ausentes do nosso dia-a-dia


15 de março de 2022 - 10h14

Crédito: Jonas Furtado

Voltar ao SXSW presencialmente está sendo uma experiência libertadora e ainda mais inspiradora.  Andar pelos corredores, acompanhar as ativações nas ruas e ficar nas filas para as palestras está nos permitindo trocas presenciais e conversas espontâneas que há algum tempo estão ausentes do nosso dia-a-dia.

Não à toa, na abertura do Festival,  Prya Parker falou justamente sobre a troca, as conexões entre pessoas e como hoje valorizamos ainda mais estes  momentos. A sensação foi justamente de que ela resumiu um sentimento comum de todos que estavam ali, prontos para iniciar a jornada SXSW 2022!

Que saudades de tudo isto!

E este ano, novamente, a complementariedade entre o humano e o tecnológico se torna pauta de muitas apresentações. É o SXSW sendo SXSW! Levantando perguntas, dúvidas, incertezas e fomentando provocações. Um mix entre metaverso, inteligênica artificial, biologia sintética, diversidade, emoção, coragem e propósito.

Foi inspirador ver a entrevista com Reggie Fiels-Aimé, ex-presidente da Nintendo, com um convite a nos desafiarmos, a termos coragem de experimentar o novo para entregar valor e algo diferente. É a curiosidade sendo protagonista, fazendo com que as perguntas se tornem importantes ferramentas diante da tecnologia.

Coragem que levou o Brasil e Edu Lyra para um palco em Austin! Confesso que nesta hora meu coração se encheu de orgulho e esperança. Ver que é possível, que a mudança é algo de dentro para fora e que basta agir foi emocionante!

Nesses primeiros dias já estamos cheios de reflexões a mil por aqui! E vai ficando cada vez mais claro que não existe mais o binário entre o real e o virtual. Na prática tudo se mistura, as barreiras se rompem e as experiências se tornam múltiplas e cada vez mais diversas. Aqui, vale a citação de outra apresentação que me marmou muito: “Não é sobre prever o futuro, mas sobre lidar com a ambiguidade e incertezas para tomarmos as melhores decisões hoje” Amy Webb.

E o melhor: está só começando! A experiência promete ser ainda mais provocativa e interessante nos próximos dias! Um mix de FOMO e curiosidade que nos faz sentir vivos e, acima de tudo, prontos para o aqui e agora.

Afinal o mais divertido é justamente curtir a jornada.

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio