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Afinal, quem vigia quem nas redes sociais?

Francis Haugen, a especialista em algoritmos que delatou o Facebook (Meta) ao se sentir cúmplice da desinformação, esteve no SXSW expondo suas preocupações


16 de março de 2022 - 9h46

Crédito: Divulgação

Facebook é uma rede social que uso desde sempre, tanto pessoal como profissionalmente. Um projeto genial que, para ser simples, carrega uma intrincada rede de algoritmos preparada para fazer com que naveguemos nela o maior tempo possível. E isso gera riqueza. O detalhe é que uma frase mal colocada, quando viralizada, pode gerar um conflito racial, por exemplo. Independente de posicionamento, certo ou errado, a favor ou contra, observar com atenção as críticas feitas por Haugen se torna indispensável.

Ela afirma que as práticas da plataforma se tornaram nocivas, quando perceberam a capacidade de influenciar grupos com desinformação e não fizeram nada para estancar essa sangria, ao contrário, investiram nesse processo que criava grupos fiéis à plataforma.

“É preciso ter massa crítica dentro da companhia para gerar mudanças” disse. 

Mas ressalva que os problemas dificilmente são resolvidos dentro do quadro de referências que os criaram. “Nos EUA há muitas coisas erradas que são legais. Mas é ilegal mexer com elas.”

Haugen aponta para a censura como franqueadora da democracia. “Mas quando dizemos isso eles rebatem afirmando que democracia é permitir que postem e digam o que queiram, mesmo que seja violento”. Segundo a visão da mulher que testemunhou contra a Meta no Senado Americano sobre os efeitos que essa falta de controle gera nos usuários, sobretudo mais jovens. “Eles sabem o quanto esse sistema é prejudicial, mas que não mudam porque dá lucro.”

Vejo a questão do conteúdo como foco fundamental para a expansão sadia de nossas ações. Na VidMob, que não é uma rede social, conteúdo tem peso relevante e é tratado com cuidado extremo por profissionais locais, que respondem a um comando central, inseridos na sociedade com a qual se comunicam. Entendemos a força daquilo que dizemos. Mas para o Facebook, que é uma rede social, as coisas alcançam outro patamar de urgência e Haugen indica a censura externa como única alternativa confiável.

“Quando confiamos demais na censura interna, geramos uma série de problemas pela sua ineficiência em lugares como África, Índia ou Miamar onde houve genocídios. Esses lugares são diversificados linguisticamente e estão cheios de idiomas que geralmente têm um número limitado de falantes. Isso é um problema para a atual estratégia de censura do Facebook que é incapaz de se adaptar a uma profusão linguística.”

Ela explica que a plataforma sabe que 1% de qualquer movimento é a verdadeira cola que o mantém unido. Então sugeriram o seguinte: “vamos descobrir quem são os líderes, silenciá-los seletivamente e todo o movimento irá desmoronar”. Isso é bom? A primeira vista sim, mas ao olhar novamente, não. Porque dá à plataforma o direito de “cancelar” quem ela julga inoportuno. “O problema é que não sabemos onde, quando e com quem eles tomam uma ação dessa, assim não podemos formar massa crítica. Eles escolhem quais movimentos sociais têm o direito de alcançar sucesso de uma forma que não podemos policiar.”

“As escolhas feitas pelo Facebook para gerar lucro estão há muito tempo prejudicando pessoas, causando danos sérios diretamente às crianças. Eu estava lá, facilitando o suicídio, inflamando a violência étnica em todo o mundo. Resolvi dizer não e explicar ao mundo o motivo.”

Mas ainda assim, Haugen tem esperança nas transformações internas. Ela afirma que eles têm a oportunidade de mudar e alcancerem mais sucesso a longo prazo. “Desde que sejam transparentes e honestos com o público hoje. Claro que eu entendo que a empresa precisa otimizar seu lucro, precisa dar retorno aos acionistas, mas não é só sobre dinheiro. Ao nos tornarmos transparentes, começamos a ter um incentivo além do lucro. Talvez o Facebook fique um ou dois por cento menos lucrativo, mas nos oferecerá um produto seguro.”

Para fechar meu relato de hoje ressalto a dica de Rohit Raghav: “Pessoas que entendem pessoas, sempre vencem”. Em seu megatrends “How to see what others miss and predict the future”, Rohit apresenta tendências com sua consultoria Non-Obvius-Company. Ele vai atrás de potencialidades que possam transformar negócios e carreiras. “O que você tem a oferecer que é tão interessante quanto um esquilo desviando de uma Lamborghini? Porque essa é a sua concorrência.”

Quem está preparado para dar essas respostas, não tenha dúvidas, conta com o apoio de ideias geniais, conteúdo primoroso e, ainda, a parceria e solução da Inteligência Criativa.

Amanhã eu volto.

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